Projeção De Uma Empresa
Artigo: Projeção De Uma Empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrefreitas87 • 15/5/2014 • 2.418 Palavras (10 Páginas) • 211 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................4
2.1 JUSTIFICATIVA..............................................................................................4
2.2 HISTÓRICO....................................................................................................4
2.3 TRIBUTAÇÃO.................................................................................................4
2.3.1 Federais..........................................................................................................5
2.3.2 Estaduais........................................................................................................5
2.3.3 Municipais......................................................................................................5
2.3.4 Contribuiçoes Sociais....................................................................................5
2.4 LIVROS FISCAIS...........................................................................................6
2.5 ENCARGOS TRABALHISTAS.......................................................................6
2.6 LIVROS CONTÁBEIS....................................................................................8
2.7 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS...............................................................9
2.8 CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA....................................................................9
2.8.1 ESTRUTURA DE CAPITAL, FÍSICA E DE PESSOAL.................................9
2.8.2 PROJEÇÃO DE COMPRAS E VENDAS.....................................................11
2.8.3 PROJEÇÃO DE FLUXO DE CAIXA.............................................................13
3 CONCLUSÃO..........................................................................................................14
REFERÊNCIAS..........................................................................................................17
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo, demonstrar a parte teórica de como funciona um comercio, neste caso uma loja de auto peças. Abordaremos sobre a tributação aplicada a esta empresa considerando que a apuração dos impostos desta entidade é feita pelo Lucro real.
A empresa a ser criada será um comércio de auto peças. Será demonstrado quais os requisitos necessários para o funcionamento, como móvel, imóvel, funcionários, profissional legalmente habilitado para o exercício da profissão de contador e capital necessário para o inicio das atividades.
Veremos a projeção de compras e os serviços prestados por este escritório de contabilidade durante seus dois primeiros meses de funcionamento e a projeção de fluxo de caixa referente a este período.
2 DESENVOLVIMENTO
O comércio é a troca de produtos. Antigamente, as trocas eram feitas por produtos de valor desconhecido onde cada um valorizava seu produto. Hoje, a troca é feita de forma indireta, uma pessoa troca o dinheiro pelo produto que deseja. A invenção do dinheiro contribuiu para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.
O comércio pode estar relacionado com a economia formal que é firma registrada dentro da lei ou à economia informal que são firmas sem registros que não pagam impostos. O comércio informal traz prejuízos ao país, pois clonam qualquer tipo de produto para a venda mais barata e isso resulta em altíssimos prejuízos.
2.1 JUSTIFICATIVA
Por ter trabalho nesse ramo muito tempo, e com o tempo ter observado o que torna o negocio, ou o ramo de atividade, interessante. Durante o curso, observei que há muita coisa, ou muito trabalho envolvido por tras de um bom negocio ou um bom comércio. Aprendi que se deve ter um bom planejamento e também uma boa administração por parte dos empresários e também por parte dos contadores, portanto, por isso que escolhi esse ramo.
2.2 HISTÓRICO
2.3 TRIBUTAÇÃO
Os tributos constituem-se numa gama extensa de tributos arrecadados. No Brasil esses tributos são arrecadados pela União, Estados e Municípios previstos na constituição federal.
2.3.1 Federais
Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica (IRPJ): sobre o lucro tributável incidirá o imposto de renda com alíquota de 15%, sobre a parcela do lucro real trimestral que ultrapassar R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) será devido um adicional de 10% de imposto de renda.
2.3.2 Estaduais
Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA): é um imposto estadual, cobrado anualmente, cuja alíquota varia a cada Estado (de 1 a 6%) de acordo com o valor do veículo. Como indica o próprio nome, o IPVA não incide apenas sobre carros ou motos, mas sim sobre toda pessoa que possua um veículo automotor seja automóvel, motocicleta, aeronave ou embarcações. O recolhimento do IPVA é anual e 50% do valor arrecadado é destinado ao município onde o veículo foi licenciado.
2.3.3 Municipais
Imposto sobre Serviço de qualquer natureza (ISS): imposto de competência dos municípios e do Distrito Federal tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa à Lei Complementar 116/2003, ainda que esses não se constituam como atividade preponderante do prestador. De acordo com a lei complementar 116/2003 a sua alíquota mínima será de 2% e máxima de 5%.
2.3.4 Contribuições sociais
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSSL): sobre o lucro tributável incidirá
...