Quais habilidades deve ter um gerente de sucesso?
Tese: Quais habilidades deve ter um gerente de sucesso?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liliang • 7/9/2014 • Tese • 814 Palavras (4 Páginas) • 306 Visualizações
Com a globalização as empresas terão que adotar uma postura mais proativa e dinâmica, para que possam permanecer no mercado, independentemente do ramo que elas atuam.
As organizações devem estar atentas as novidades do mercado, investir em tecnologias, treinar e capacitar os colaboradores, estabelecer metas boas parcerias com fornecedores, fidelizar clientes e conhecer bem seus concorrentes.
Por isso este trabalho consiste em aplicarmos os conceitos aprendidos em sala de aula em um caso prático.
A Empresa B.O.N.I.T.A. Ltda., vem passando por algumas dificuldades internas, como por exemplo, a queda do faturamento, falta de um gestor capacitado, entre outros.
A B.O.N.I.T.A. Ltda., também enfrenta algumas ameaças externas, a inauguração de uma concorrente nas proximidades.
Para que a empresa B.O.N.I.T.A. Ltda., possa continuar a existir, algumas atitudes deverão ser tomadas de forma estratégica, conforme detalharemos nos passos a seguir.
Etapa 1
Passo 1
Quais habilidades um gestor de sucesso precisa ter?
Resiliência e conhecimento multidisciplinar estão entre os atributos essenciais para que o gestor estratégico de uma grande empresa possa aguentar o tranco.
São Paulo – Comandar uma grande empresa requer habilidades para lidar com inúmeros desafios, que vão desde saber gerir equipes e mantê-las motivadas até traçar rotas de crescimento competitivas, mesmo com alguma alteração de regra do mercado.
. Algumas habilidades são essenciais para executivos que conduzem cargos estratégicos das grandes companhias e querem fazer delas as melhores dentro de seus ramos de atividades. A seguir estão cinco delas;
Adaptabilidade
“As maneiras como os negócios são conduzidos nesses vários universos são muito diferentes, mas para ele é fácil se adaptar às várias formas de reportar os resultados, já que o mais importante é trazê-los”.
Resiliência
O executivo resiliente sabe que a pressão faz parte do jogo. E tem plena convicção de que assumiu o cargo na condição de jogar e jogar muito bem, diga-se de passagem.
Para ele, picos de trabalho não significa estresse acumulado, falta de respeito pelo seu trabalho ou excesso de carga. Picos de trabalho são apenas picos de trabalho... e eles passam. E são sem importância diante do desafio de comandar uma empresa.
Interatividade
“Você pode ter as melhores pessoas possíveis na sua equipe. Mas se não souber conduzi-las, não terá como extrair o potencial delas ao seu lado”, afirma o headhunter.
O bom líder não cobra apenas resultados, ele também trabalha para alcança-los juntos a sua equipe. E por isso comemora cada pequeno avanço com eles. A proximidade com a equipe faz com que o líder também tenha uma visão melhor de quem trabalha com ele. “Há ótimos profissionais que não sabem fazer marketing pessoal”, diz Marra. “Só com uma avaliação mais minuciosa o gestor saberá do talento que cada colaborador tem”.
Polivalência
Os melhores gestores são aqueles que já passaram por áreas tão distintas quanto logística e marketing e souberam extrair o melhor de cada experiência. “A estratégia de uma companhia é feita em várias frentes e um líder que já tenha passado por várias áreas tem uma visão global de onde quer chegar e como”.
Ponderação
Demitir pessoas, reduzir custos, inovar serviços... decisões que mudam todo o rumo de companhia, e algumas vezes até o destino de pessoas
...