Qualidade De Vida No Trabalho
Trabalho Universitário: Qualidade De Vida No Trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kaysaysa • 22/11/2014 • 3.731 Palavras (15 Páginas) • 207 Visualizações
Qualidade de vida no trabalho
Vivemos em uma sociedade de constante mudança, de uma forma muito rápida, mudam seus pensamentos e atitudes. Nesse sentido afirma kotter (1997, p.163), “a velocidade da mudança no mundo empresarial não irá diminuir tão cedo, provavelmente, a concorrência na maioria dos setores de atividade irá aumentar”. Com foco nessas mudanças as organizações precisam estar atentas a qualidade de vida dos seus funcionários
A sociedade percebe que a qualidade de vida no trabalho é importante no ambiente organizacional, pois é onde passamos a maior parte do tempo de nossas vidas, envolvendo nossas dimensões física, intelectual, emocional, profissional, espiritual e social. Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos colaboradores e na saúde financeira das empresas. Baixa motivação falta de atenção, diminuição de produtividade e alta rotatividade criam uma energia negativa que repercute na família, na sociedade e no sistema imunológico dos colaboradores.
Um programa de qualidade de vida consiste para gerar estratégias com o intuito de criar uma estrutura que estimule e dê suporte ao funcionário e à organização, conscientizando sobre como sua vida está diretamente ligada com seu ambiente de trabalho. Chiavenato (2004b, p.367) define QVT "representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer as suas necessidades com a sua atividade na organização”, atingir uma qualidade de vida no trabalho é o grande desejo do ser humano, que está sempre em busca de tudo o que pode proporcionar maior bem estar e equilíbrio físico, psíquico e social.
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tornou-se, de algumas décadas para cá, uma preocupação rotineira dos trabalhadores tanto que o item mais importante quando vão se candidatar a uma vaga de emprego logo perguntam se a empresa oferece algum plano de assistência médica.
As empresas estão começando a atentar-se para esse assunto, visto que uma melhor qualidade de vida de seus empregados resulta em maior produtividade, aumento da receita, maior satisfação do trabalhador e motivação.
Por isso algumas empresas estão implantando programas de qualidade de vida em seus ambientes organizacionais, que visa proporcionar melhor qualidade de vida aos seus colaboradores, incentivando-os á práticas saudáveis no seu cotidiano.
Objetivo do programa
A Qualidade de vida no trabalho (QVT) tem por objetivo, além de promover bem-estar e satisfação, estar voltada para um melhor desempenho das pessoas através do aumento de sua produtividade, tornando assim a organização mais forte e competitiva, logo o interesse em QVT torna-se totalmente válido para empresa e trabalhador.
Programa de Qualidade de Vida no Trabalho
Objetivo do programa
Promover um conjunto de ações sistematizadas e continuadas de cuidado com as, doenças ocupacionais, bem-estar, nutrição, prevenção de riscos e NR 17, assim proporcionar maior qualidade de vida no trabalho.
Doenças Ocupacionais
São alterações na saúde do trabalhador, provocada por fatores relacionados ao ambiente de trabalho. Como:
DORT: Doenças Osteomusculares
Relacionadas ao Trabalho;
◦ LER: Lesão por Esforço Repetitivo;
◦ Síndrome: conjunto de doenças;
Dessa forma Schmitz (2002) conceitua LER/DORT da seguinte maneira:
Lesões por esforços repetitivos são doenças musculotendinosas dos membros superiores, ombros e pescoço, causadas pela sobrecarga de um grupo muscular particular, devido a movimentos repetitivos ou posturas inadequadas, que resultam em dor, fadiga e declínio no desempenho profissional.
Atividades repetitivas podem prejudicar e causar lesões no sistema muscular do empregado e resulta em afastamento do trabalho.
Depressão e Burnout
O indivíduo que leva uma vida condicionada a estresse intenso, pode com o tempo desenvolver um quadro de depressão. A depressão basicamente caracteriza por baixa autoestima e tristeza prolongada. Uma pessoa depressiva deve receber tratamento adequado. Nas organizações, a depressão ocasiona falta de produtividade, cansaço constante, falta de interesse, sensação de vazio e angustia. Isso compromete consideravelmente o desempenho dos processos organizacionais e, se o indivíduo não recebe ajuda, seu quadro pode se agravar (Limongi;Rodrigues,2007).
O burnout, no contexto do trabalho, acontece a partir de dedicação intensa do indivíduo à vida profissional, apego demasiado ao trabalho sem que isso corresponda aos retornos esperados. Seus aspectos básicos são a exaustão emocional, com problema de relacionamento no trabalho e na família, baixa autoestima e depressão trazida de frustrações (Ballone,2008).
A dimensão psicológica
Como será visto adiante, programas de QVT não curam burnout e da depressão, entre seus objetivos estão dois, que, ainda modestos, podem ser o inicio de um tratamento.
A – Mostrar, por meio do monitoramento ás reações ao programa, quais os colaboradores com burnout e depressão.
B – Mitigar os sintomas, o que pode auxiliar no necessário tratamento.
Bem estar
A satisfação e o bem estar do empregado na organização humanizam o ambiente de trabalho tornando um ambiente agradável e de fácil administração e de maior cooperação, principalmente para alcançar os resultados esperados pela organização contribuindo para um relacionamento entre empregador e empregado. Sobre isso o autor explica:
Para bem atender ao cliente externo, as organizações não deve esquecer o
cliente interno. Isto significa que, para satisfazer o cliente externo, as organizações precisam antes satisfazer seus colaboradores responsáveis pelo produto ou serviço oferecido. (CHIAVENATO, 2010, p. 487)
Para melhor atender seu cliente externo, a organização primeiro precisa dar atenção ao seu cliente interno, pois é ele o responsável pela
...