Questionáro
Por: Rafaela Melo • 7/10/2015 • Tese • 587 Palavras (3 Páginas) • 158 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE
CURSO SERVIÇO SOCIAL
ADRIANA MARIA PEREIRA DA SILVA
RESUMO:
O OURO E O SURGIMENTO DA NACIONALIDADE
Professora: Marcela
1º período
RECIFE/2013
QUESTIONÁRIO
1) A desigualdade social origina-se na distribuição desigual dos frutos da natureza e do trabalho. Isso é verdade? Explique?
É verdade. O problema da pobreza adquire demoções históricas de longa duração.
2) Como Thomas Hobbes explica a desigualdade?
Entendendo que todos os indivíduos são iguais, ele define que a desigualdade estimula uma luta sem fim entre todos gerando um estado de violência.
3) Qual a contribuição de John Locke para o debate sobre as origens da desigualdade?
Ele partiu de uma necessidade central, constituindo uma sociedade política onde homens livres e iguais se tivessem propriedade à zelar. Só era livre quem tinha dinheiro.
4) E Jean-Jaques Rousseau o que fala sobre o tema?
Ele relata o seguinte, que a liberdade só teria sentido se fosse edificada na igualdade, deveria ser moralmente assentada e legitimada por meio dos fundamentos jurídicos ou seja só poderiam ser livre os iguais, os homens poderiam ser livre e iguais perante a ela.
5) Como era vista a pobreza no inicio do século XXI? Faça um paralelo com o texto de Ednéia Machado quando ela fala do primeiro objeto de serviço social (o homem)?
No século XXI, a pobreza continua sendo tratada como conseqüência do fracaço social com sua falta de vontade dos indivíduos do grupo. O objeto social está inteiramente vinculado com o homem e o mundo. Passa-se à compreensão do que este homem analfabeto, pobre, desempregado, etc... é o fruto de m conjunto de situação que merecem intervenção profissional.
6) Qual a visão Marxista (originada do pensamento de Karl Marx) sobre desigualdade social?
A desigualdade na sociedade burguesa engendaram-se de sistemas de organização social no qual uma classe produz e outras a própria do produto desse trabalho, evidenciando contradições entre elas o produto deles mesmas.
7) Como era a questão social no Brasil no século XX? Procure no texto como a questão social era tratada no Brasil em cada década: 1930, 1940, 1950, 1960 e 1970?
A desigualdade social era profundamente fincada na sociedade de classe dependente na década de 30, o Brasil via a questão social, como um caso de política, encontrava-se na repressão armada, não havia outro lugar se não fosse a pobreza. Na década de 40, ocorreram mudanças importantes no meio econômico o estado passou a investir na criação de infra-estrutura que pudesse sustentar a indústria que vinha em marcha a partir dos anos 50 a forma de lidar com a questão social mudar o que não implicar necessariamente encaminhamentos das graves problemas na década de 60 e 70, o tratamento da questão social voltou a estaca zero.
...