Racismo
Tese: Racismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luckierxz • 3/6/2014 • Tese • 699 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
Racismo
O racismo é um preconceito e desigualdade contra pessoas que pertencem a um “grupo racial”, etnias, cultura etc. diferentes.
É uma opinião não científica sobre uma raça humana que leva a uma tomada de posição depreciativa e, frequentemente, violenta relativamente a uma coletividade.
Preconceito Racial
Preconceito Racial é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante a uma raça. O preconceito racial é o que mais se abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam as demais por causa de sua cor, ou melhor, raça. É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento sério.
Discriminação Racial
Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública.
Vista minha pele
O filme “Vista minha pele”, retrada nada mais e nada menos, do que um preconceito. Maria é uma menina branca, passando por tudo o que passa uma menina negra, tentando vencer de qualquer maneira o preconceito. Este é o tema que o filme “Vista minha pele” retrata, tratando do preconceito que muitos jovens passam na adolescência de uma forma bem diferente e criativa.
Maria é uma menina normal, que tem sonhos como a gente, que estuda, que tem sua família, que vive para encontrar seu futuro numa sociedade racista, preconceituosa e hipócrita. Maria luta para que não haja mais preconceito. O preconceito que existe no filme, mesmo sendo passada em um mundo totalmente fictício, mostra que a parte da população que faz o preconceito, poderia passar por essa grande desigualdade, afinal somos todos iguais.
As questões raciais que são relatadas nos permitem pensar sobre a nossa própria realidade, nossa vida e como tratamos os outros sem pensar em apenas nós mesmo, Maria é uma estrangeira, mas mesmo tentando ser uma pessoa normal, que faz parte de um grupo ela não é aceita pelo restante, por causa de sua pele, seu jeito de ser entre outras coisas. O filme quer nos mostrar uma realidade, somos todos iguais, independente de raças, etnias, cultura, jeito de ser etc. O filme “Vista minha pele” mostra que temos que rever os nossos conceitos, trate as pessoas do mesmo jeito que gostaria de ser tratado, assim quem sabe a nossa realidade seja um pouco diferente, fazendo o começo de um mundo menos injusto.
Negro sim (Paródia)
A exclusão social só vai prejudicar
Uma pessoa igual a se relacionar
Pra que ficar com preconceito
O negro é como você
Racismo é crime e também
Temos que combater
A cor da pele e a cultura
Não podemos julgar
Se todos, somos iguais
Racismo tem que acabar
Pessoa superior, no mundo
Não existe, isso é certo
Quem foi que disse
Que não somos iguais
Não está certo
Negro sim, é gente igual a você,
...