Regionalização e integração da geopolítica
Relatório de pesquisa: Regionalização e integração da geopolítica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carolitie • 16/5/2014 • Relatório de pesquisa • 6.769 Palavras (28 Páginas) • 314 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho que segue, será abordada a disciplina de Geopolítica Regionalização e Integração. Aplicando os assuntos estudados como estado, território, poder e soberania em uma empresa de médio porte, denominada Assoalhos Monet.
De fato, o conceito de geopolítica começou a ser desenvolvido a partir da segunda metade do século XIX por conta da redefinição de fronteiras na Europa e do expansionismo das nações europeias, o que ficou conhecido como imperialismo ou ainda neocolonialismo. Podemos destacar as análises realizadas pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel, responsável pela criação do determinismo geográfico e da Teoria do Espaço Vital.
Assim como em uma sociedade, uma empresa é formada com os mesmos princípios, a geopolítica é como um conjunto de estratégias traçadas por um Estado, como uma forma de se conquistar diferentes objetivos em diferentes momentos históricos, a exemplo da expansão territorial ou, sendo mais atual, a busca de novos mercados com a redução das barreiras comerciais.
Ao decorrer do trabalho, inicialmente discorremos sobre os elementos do estado: clássico e contemporâneo; descreveremos a definição de uma empresa no conceito acadêmico e a história da empresa estudada. Abordaremos o conteúdo das expressões de poder aplicando-se na empresa estudada dividida em diversos setores: administração estratégica, marketing, produção, recursos humanos, finanças, logística e informática.
Diante dos fatos, associaremos a empresa, com os diversos elementos que compõem a sociedade, segundo os princípios da matéria de geopolítica.
2 O Estado
Antes de entendermos mais precisamente o que significa Estado, temos que saber fazer a distinção da palavra. Quando “estado” estiver grafado com a sua letra inicial minúscula, significa uma situação um determinado momento de uma ação qualquer e pode referir-se à uma situação econômica, situação geográfica ou situação social e emocional, entre outros.
Isto posto, o conceito de Estado, com letra inicial maiúscula, no Brasil, significa uma subdivisão dos territórios, ou seja, o Brasil possui 27 unidades federativas – Estado- mais o Distrito Federal.
A palavra Estado provém do grego polis (cidade-estado). De pólis vem o conceito de política, que é a ciência de governar a cidade. A denominação etimológica de tem origem latina, status, que significa estar firme, significando situação permanente de convivência e ligada à sociedade política. Portanto, o conceito de Estado, na forma que entendemos hoje, é recente, uma definição moderna.
O Estado é uma sociedade que se constitui um grupo de indivíduos unidos e organizados, permanentemente, para realizar um objetivo comum. Essa sociedade política é determinada por normas de direito positivo, é hierarquizada na forma de governantes e governados e tem como finalidade o bem público.
O Estado emerge na tentativa de superar o instinto natural do homem e implantar definitivamente a sociedade política. O Estado, então, é uma criação artificial do homem.
O homem, desde seu nascimento, encontra-se submetido ao Estado. Mesmo contra sua própria vontade, o homem é obrigado a seguir os ditames do Estado, razão pela qual da tutela de estado o homem não se emancipa jamais.
Se acaso o homem transgredir as vontades do Estado, ou não acatá-las, sofrerá as sanções de tal procedimento. O Estado impõe pesados impostos, obriga ao serviço militar (sacrificar a vida em uma guerra, "morrer pela pátria"), impõe a lei mesmo contra a vontade dos cidadãos: O Estado aparece assim, aos indivíduos e à sociedade, como um poder de mando, como governo e dominação. O aspecto de generalidade é que distingue as normas por ele editadas, suas decisões obrigam a todos os que habitam o seu território.
Já o conceito de Estado, para Euzébio Queiroz Lima (Segundo portal geografia), está ligado diretamente com a organização política, onde as condições físicas biológicas, psicológicas, econômicas, intelectuais, morais e jurídicas giram em torno de um governo que administra sob o poder de coação uma autoridade que provém do uso incontido da força. Queiroz Lima entende que o Estado está igualmente ligado ao direito, ou melhor: o Estado está a serviço do direito.
Segundo Sahid Maluf apresenta um breve conceito seu (Segundo portal geografia): "Estado é o órgão executor da soberania nacional. O Estado é apenas uma instituição nacional, um meio destinado à realização dos fins da comunidade nacional...". Segundo Maluf o Estado é entendido como a sociedade política necessária, dotada de um governo soberano, a exercer seu poder sobre uma população, dentro de um território bem definido, onde cria, executa e aplica seu ordenamento jurídico, visando o bem comum.
Para José Geraldo Filomeno - 1997 (Segundo o site Portal Geografia), o Estado é um tipo especial de sociedade, sendo fundamental analisá-lo nos aspectos sociológico, político e jurídico. Com vistas a explicar sua origem, estrutura, evolução, fundamentos e fins: "Estado é um ser social e, portanto único, embora complexo e não simples, em atenção aos diversos aspectos que apresente: método científico, método filosófico, método histórico e método jurídico". “O Estado deve estar a serviço do homem”. “O Estado é mero instrumento para a realização do homem, tendo em vista sua fragilidade e impossibilidade de bastar-se a si mesmo".
Aderson Menezes (1996) (Segundo site Portal Geografia) diz que o Estado é uma sociedade de homens, fixada em território próprio e submetida a um governo que lhe é originário. “O Estado é uma pessoa politicamente organizada da nação em um país determinado”.
Michael Mann (Segundo site Portal Geografia) define o Estado como sendo constituído de quatro elementos fundamentais: o Estado é um conjunto diferenciado de instituições e funcionários, expressando centralidade, no sentido de que as relações políticas se irradiam de um centro para cobrir uma área demarcada territorialmente, sobre a qual ele exerce um monopólio do estabelecimento de leis autoritariamente obrigatórias, sustentado pelo monopólio dos meios de violência física.
Parte-se do princípio que o Estado é um conjunto de instituições decorrentes do desenvolvimento de desigualdades sociais quanto ao exercício do poder de decisão e mando. É classicamente identificado com a ideia de soberano.
A ideia de Estado vem do desenvolvimento das formas de governo como resultante das diversas maneiras de dividir o poder entre governantes
...