Relatório Gerencial Das Demonstrações Financeiras
Artigos Científicos: Relatório Gerencial Das Demonstrações Financeiras. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: GILTON1716 • 29/10/2014 • 687 Palavras (3 Páginas) • 382 Visualizações
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Disciplina: Contabilidade Social e Ambiental
Professor Orientador: Adriano Araújo
Relatório Gerencial das Demonstrações Financeiras: O Balanço Social
Organizador: Gilton Silva Santos
Salvador / 2012
1. PERFIL
A Light S.A. (Companhia) e suas controladas, com sede na cidade do Rio de Janeiro – RJ, tem por objeto social a participação em outras sociedades, como sócia-quotista ou acionista e a exploração, direta ou indiretamente, conforme o caso, de serviços de energia elétrica, compreendendo os sistemas de geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia elétrica, bem como de outros serviços correlatos.
A Companhia é listada no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa – sob a sigla LIGT3).
A Light está presente em 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo uma região com aproximadamente 11 milhões de pessoas.
A Light S.A. é a controladora direta das seguintes empresas: Light S.A. (holding); Light Serviços de Eletricidade S.A. (Light SESA), de distribuição; Light Energia S.A. (Light Energia), de geração e transmissão e a Light Esco Ltda (Light Esco) e a LightCom, ambas em comercialização e serviços.
Com 4.070.591 clientes, é uma empresa de capital aberto com suas ações negociadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa). Em 31 de dezembro de 2010, o capital social da Light era composto por 203.934.060 ações ordinárias, sem valor nominal. O valor de mercado da Light era de R$ 5,19 bilhões no encerramento do ano.
A composição acionária da Companhia ao final do período era: Grupo de Controle, com 52,13% e free float, com 47,87%, sendo 15,02% do BNDESPar e 32,85% sob o controle de acionistas minoritários. O Grupo de Controle, por sua vez, é constituído pelas empresas Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), com 26,06%, Luce Empreendimentos e Participações S.A (LEPSA), com 13,03% e Rio Minas Energia S.A (RME), com 13,03%.
No ano, a energia distribuída na área de concessão da Light foi de 22.384 GWh. O consumo em 2010 foi impulsionado pelo crescimento econômico do Brasil e pela volta do dinamismo econômico da área de atuação da Companhia. Além disso, a melhoria na distribuição de renda e a expansão de crédito aumentou o poder aquisitivo da população, que passou a consumir mais produtos, com destaque para os eletrodomésticos.
A extensão das linhas de distribuição de ¬energia totalizou 56,7 mil quilômetros em dezembro de 2010, sendo 50,9 mil quilômetros de rede aérea e 5,7 mil quilômetros de rede subterrânea, a maior do Brasil. As linhas de transmissão somaram 2,0 mil quilômetros. A infra-instrutora da Companhia inclui ainda 87 subestações de transmissão e 114 de distribuição. A capacidade instalada de geração é de 855 MW.
2. MISSÃO
Ser uma grande empresa brasileira comprometida com a sustentabilidade, respeitada e admirada pela excelência do serviço prestado aos seus clientes e à comunidade, pela criação de
...