Relação entre os Indicadores Sociais e Políticas Públicas
Artigo: Relação entre os Indicadores Sociais e Políticas Públicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lanelost • 19/9/2014 • Artigo • 360 Palavras (2 Páginas) • 661 Visualizações
Relação entre os Indicadores Sociais e Políticas Públicas
Os indicadores sociais indispensáveis para o processo de formulação e implantação de políticas públicas. É um recurso metodológico que informa algo sobre um aspecto da realidade social, sendo um instrumento programático operacional para planejamento execução, monitoramento, avaliação de políticas públicas.
Levando em consideração a periodicidade e procurando atender à demanda por informações municipais periódicas, o IBGE tem realizado de forma mais regular e Pesquisa Nacional de Assistência Médico Sanitária (MAS), a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) e a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB).
Há também esforços significativos de várias instituições publicas, além do IBGE, em disponibilizar informações de seus cadastros e registros de forma mais periódica, fato que se deve não só a necessidade de monitoramentos da ação governamental, mas também das facilidades que as novas tecnologias de informação e comunicações têm proporcionado.
Os indicadores Sociais são estatísticas sobre os aspectos da vida de uma nação que me conjunto retratam o estado social dessa nação e permitem conhecer o seu nível de desenvolvimento social. A escolha dos aspectos que retratam o estado social de uma nação é uma tarefa difícil, pois isto depende de acordo entre o governo, políticos e a sociedade organizada sobre os critérios mais importantes para fazer esta escolha.
Os indicadores sociais permitem que detectemos os problemas que não estão á mostra do que está colocando determinada população em vulnerabilidade social de alta ou baixa complexidade. Cuidando das ações dos governos no que se refere à administração da vida da nação. Por meio dos indicadores que são traçadas as metas de governo para as políticas públicas. Sendo assim os indicadores sociais tem relação com as políticas públicas por definirem o tipo e para que grupo ou classe social seja voltado, a fim de que o governo possa intervir em determinados problemas sociais, mostrados ou indicados pelos indicadores sociais.
Seja em uma perspectiva de avaliação com propósitos de acompanhar e monitorar a implementação de políticas públicas, a fim de verificar se os rumos traçados estão sendo seguidos e permitir intervenções corretivas. Em uma perspectiva de Avaliação Somática, a avaliação ao final do processo de implementação, com propósitos mais amplos e meritórios.
...