TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Repensando a trajetória profissional

Artigo: Repensando a trajetória profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Artigo  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Repensando a minha trajetória profissional, surgiu este texto que resolvi compartilhar com meus leitores do pensandoemfamilia.

Desde a minha graduação, nos anos 70, em Serviço Social, exerço a profissão concernente ao curso, considerando como objeto de trabalho o homem e as suas questões.

De 2006 a 2008, fiz mestrado em Serviço Social, aproximando-me do novo direcionamento da área em políticas públicas. Fiz um boa dissertação, articulando avaliações de políticas públicas com o olhar sobre as relações (sociabilidades) e a saúde do trabalhador nas universidades. A realização deste trabalho foi possível, graças à orientadora que captou meu interesse e me ajudou a otimizá-lo.

É estranho quando você escolhe uma profissão identificada com suas funções e, com as transformações das políticas internas da categoria, depara-se com uma outra realidade. Sempre me identifiquei com minha área de trabalho e busquei ter prazer com a prática. Tive e tenho a possibilidade de me manter atuando dentro desta perspectiva por estar lotada no setor público, numa área propícia que acompanha os servidores afastados por doença.

No entanto, sei que, se fosse hoje a opção, não encontraria sentido nesta profissão. O Serviço Social tinha uma grade curricular que capacitava tanto à parte teórica, quanto à prática. Os atendimentos, no período de estágios em caso, grupo e comunidade, através das entrevistas, reuniões e abordagens e respectivos relatórios, forneciam instrumentos para a prática. Tudo isto configurava um método de trabalho e que foi abolido da academia.

Tive, portanto, um rico conteúdo que somei a uma formação, Terapia Familiar Sistêmica, que me permite manter o rumo profissional na direção da minha opção de objeto de trabalho, o homem e suas questões.

Considero que realizei encontros e conforme Félix Guattari, (1992, p.33) “A única finalidade aceitável das atividades humanas é a produção de uma subjetividade que enriqueça de modo contínuo sua relação com o mundo,” e eu acrescento: relação também consigo mesmo.

A atividade profissional é um fazer, sendo o que se é. Portanto, é preciso que haja um bom encontro entre quem se é e a profissão que se exerce.

Norma Emiliano

Tags: encontro, profissão, subjetividade

Formas de amar – Maria Luiza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com