Resenha Do Livro De Sociologiada Educação De Nelson Piletti
Monografias: Resenha Do Livro De Sociologiada Educação De Nelson Piletti. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Silva01 • 20/2/2014 • 2.943 Palavras (12 Páginas) • 2.968 Visualizações
PILETTI, Nelson. Sociologia da Educação. São Paulo: Ática, 1999, p.179 a 257.
Interação Social: Processos Básicos
Para que o ser humano exista é necessário que o mesmo seja membro participante de um determinado grupo social. Há diversos grupos sociais, existindo uma diferença fundamental entre eles. Onde a organização social humana é criada e também modificada, já a organização social das outras espécies é predeterminada geneticamente, manifestando-se sempre o mesmo comportamento social através das gerações.
1. O isolamento social e suas manifestações
O Imperador do Sacro Império Romano Germânico realizou um experimento para determinar que línguas as crianças falariam quando crescessem sem ter ouvido se quer uma palavra. Esse experimento fracassou, porque é impossível uma criança ou pessoa viver em completo isolamento. Já o psicólogo Harry F. Harlow fez também uma experiência com filhotes de macacos que foram mantidos longe da mãe natural e dos outros macacos. Percebe-se que enquanto jovens eles pareciam satisfeitos, mas quando chegaram à fase adulta tornaram-se insociáveis. Alguns deles se tronaram apáticos e retraídos enquanto outros hostis e agressivos. Podemos concluir que crianças carentes e também rejeitadas podem ter esses mesmos comportamentos. Serão abordadas três formas de isolamento: o físico, o cultural e o psíquico.
Isolamento físico
Esse tipo de isolamento é mais frequente nas pessoas que são consideradas indesejáveis para a sociedade como, por exemplo, os criminosos e também os alienados mentais. Esse isolamento produz efeitos marcantes na vida desses indivíduos tendendo aumentar ao invés de diminuir os seus problemas de adaptação social. É necessário que a sociedade de modo geral adote outras formas para recuperação dessas pessoas que são marginalizadas.
Isolamento cultural
O isolamento cultural acontece tanto entre grupos sociais que vivem completamente isolados quanto em relação a indivíduos que deixam seu grupo para viver em outro. Há um período inicial de isolamento e adaptação no qual se apresentam inúmeras dificuldades: problemas de comunicação, problemas de convivência entre outros.
Isolamento psíquico
É o tipo de isolamento mais frequente na sociedade contemporânea. Onde o individuo está física e culturalmente integrado ao grupo, mas se sente só, não tendo ninguém para confiar seus problemas, suas dúvidas, suas alegrias e tristezas. Sendo o suicídio a única saída para essas pessoas.
2. Processos de interação social
Os processos sociais são as formas através das quais se dá a interação entre indivíduos e grupos na vida social. Entre os principais processos sociais podemos destacar: cooperação, competição, conflito, acomodação e assimilação.
Cooperação
Em primeiro lugar, cooperação quer dizer trabalho em conjunto. Podendo existir tanto em pequenos grupos quanto em grandes organizações mundiais. A cooperação é fundamental na educação, onde o trabalho cooperativo pode contribuir para que os alunos aprendam a conviver uns com os outros.
Competição
A competição é um processo social que consiste tentar superar os outros. Há existência de apenas uma ou de poucas recompensas a serem distribuídas aos vencedores. Muitas organizações sociais estimulam a competição e valorizam o acúmulo de riquezas, enquanto outras, as riquezas são da coletividade.
Conflito
No conflito busca-se obter recompensas pelo enfraquecimento ou eliminação dos rivais. Temos duas formas de conflitos: uma suave e outra mais violeta. Uma vez iniciado o conflito tende a se tornar mais intenso.
Acomodação
É o processo social mais adotado para superar o conflito. A tolerância é uma das formas da acomodação, onde cada parte aceita o direito da outra de discordar e ambas se dispõem a viver sem conflito.
Assimilação
Trata-se de um conjunto de mudanças que ocorrem através da transferência entre indivíduos e grupos ou do encontro e convivência de grupos diferentes. Esse processo contribui para reduzir os conflitos entre grupos diferentes.
3. Os motivos da interação
Sabemos que uma pessoa é diferente da outra. Da mesma forma que os motivos para procurar determinados grupos e organizações também são diferentes.
Motivo de realização
É identificado nas pessoas que tem alto motivo de realização, que têm confiança em si, gosta de ver os resultados concretos de seus trabalhos e/ou esforços, procuram fazer sempre o melhor: tirar notas boas, inventar coisas novas, alcançar o ponto mais alto de sua carreira profissional.
Motivo de afiliação
Consiste no desejo de estar junto e de se relacionar com outras pessoas de maneira afetiva e amiga, preocupa-se com o lado humano e busca estabelecer relações de amizade.
Motivo de poder
Em toda e qualquer organização social há um líder, sendo o mesmo o responsável pela tomada de decisões em consonância com a opinião das pessoas que fazem parte do grupo.
Grupos, Instituições e Classes Sociais
1. Inúmeros grupos formam a sociedade
Muitas vezes nós não nos damos conta da importância de pertencermos a um grupo social. Não sabendo da existência de duas categorias: as que pertencemos e as que não pertencemos. Onde nos grupos primários os relacionamentos são íntimos enquanto nos grupos secundários o que interessa é a função que o individuo desempenha na sociedade, sua ocupação, seu trabalho.
2. Dos grupos às instituições sociais
As principais instituições sociais são a Família, a Igreja e o Estado.
A família
Nem todas as crianças nascem num lar organizado, principalmente nas últimas décadas influenciadas por inúmeras questões, inclusive a econômica. Houve uma grande evolução familiar
...