Resenha Filme Preciosa
Trabalho Universitário: Resenha Filme Preciosa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jmachadofaban • 15/11/2013 • 1.213 Palavras (5 Páginas) • 1.110 Visualizações
RESENHA DO FILME ''PRECIOSA UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA''
O filme Preciosa uma história de esperança tem direção e autoria de Lee Daniels, estreou no ano de 2009, com as atrizes Paula Patton, Mariah Carey, Lenny Kravitz e Gabaurey Sidbe, tendo como protagonista a atriz Mo Nique, a trilha sonora é de Mário Grigory e a fotografia de Andrew Dunn. É uma adaptação cinematográfica do romance "Empurrar por Safira", recebeu 6 Oscar, inclusive o de melhor diretor, onde pela segunda vez um afro-americano foi homenageado e indicado também como melhor filme e melhor imagem.
O filme trata de um drama vivido por uma garota com apenas 16 anos chamada "Claireece Preciosa Jones", que convive com o preconceito por ser pobre, negra, analfabeta e obesa, onde aqueles que deveriam zelar pela sua integridade física e sua educação a fazem sofrer diversas privações e humilhações. Agredida não só verbalmente como também fisicamente por sua mãe, violentada por seu próprio pai desde os 03 anos de idade, teve dois filhos, sendo uma com síndrome de daw.
O autor aborda assuntos polêmicos presentes na sociedade, como violência doméstica e o incesto, que muitas vezes passam despercebidos perante as autoridades, pela falta de denúncia das vítimas ou até mesmo pela falta de intervenção estatal.
Ao relatar a comovente história de Preciosa, o autor atingiu seus objetivos, trazendo ao espectador uma visão de que não só o amor, a educação como também a esperança, fizeram com que Preciosa seguisse de cabeça erguida, lutando por um futuro digno ao lado dos seus filhos. Apesar de ter motivos para se tornar uma mulher revoltada e, até mesmo entrar para o mundo do crime, Preciosa encontrou amigos que a amavam de verdade, incentivando-a aos estudos, mostrando-lhe uma outra realidade diferente da que ela foi criada, fazendo-a acreditar num futuro melhor.
Este filme é indicado como forma de estímulo e superação para todas as pessoas que, assim como Preciosa, sofrem estes tipos de preconceito e humilhações, para que busquem dentro si forças suficientes para encontrar um caminho a seguir sem perder a esperança. É indicado a todas às Preciosas.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/resenha-do-filme-039-039-preciosa-uma-historia-de-esperanca-039-039/60102/#ixzz2jd6jHoiy
reciosa - Uma História de Esperança
Título Original: Precious: Based on the Novel Push by Sapphire
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Rodney Jackson, Paula Patton
Direção: Lee Daniels
Gênero: Drama
Estréia: 2009
Sinopse
Ambientado no Harlem, em 1987, a a história de Claireece "Preciosa" Jones, uma garota Afro-Americana de dezesseis anos de idade, que tem uma vida repleta de dificuldades. Abusada pela mãe, violentada por seu pai, ela cresce pobre, analfabeta, gorda, sem amor e geralmente passa despercebida por todos. Após muita luta, dor e impotência, Preciosa começa uma jornada que a levará ao mundo de luz, amor e auto-determinação.
Fonte: http://www.cinemenu.com.br/filmes/preciosa-uma-historia-de-esperanca-2009
Análise
“Preciosa – Uma História de Esperança” conta a história de Claireece Preciosa Jones, uma adolescente de 16 anos residente no bairro de Harlem, Nova York. Preciosa, como prefere ser chamada, cresceu e vive em um ambiente hostil, no qual se defrontou com muitas adversidades, tais como a pobreza e o preconceito, pois Preciosa, além de negra, era também obesa e mãe adolescente. Preciosa foi vítima de múltiplas formas de violência em seu próprio lar, tais como a negligência dos pais com relação a sua saúde e educação, episódios constantes de violência psicológica de sua mãe e também violência física e sexual perpetradas pela sua mãe e seu pai, sendo que seus dois filhos foram frutos do abuso sexual sofrido.
Além das agressões sofridas em casa, Preciosa foi vítima de bullying pelos colegas da escola, fazendo com que a mesma não se relacionasse com os pares e ficasse sentada em silêncio na última carteira da sala de aula durante todo o período letivo, não saindo nem mesmo para utilizar o banheiro, de tal modo que ela chegou aos 14 anos de idade sem compreender o que os professores lhe diziam, sendo abandonada no fundo da sala de aula pelos professores e colegas. Ao engravidar pela segunda vez, Preciosa foi expulsa da escola regular e convidada a freqüentar uma escola alternativa, onde ela conhece a professora
...