TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução De Atividade Avaliativa 2 3.1 Ciencias Contabeis

Casos: Resolução De Atividade Avaliativa 2 3.1 Ciencias Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Prescrição no Direito Civil

A prescrição exprime o modo pelo qual o direito se extingue, em vista do interessado não o exercer, por certo lapso de tempo.

A prescrição pressupõe a existência de um direito anterior e a lei exige que o interessado promova o seu exercício sob pena da inércia caracterizar-se em negligência que, em virtude da decorrência dos prazos estabelecidos, faz desaparecer este direito.

O instituto da prescrição é mais amplo do que se imagina no primeiro momento.

A prescrição tem lugar no campo do direito penal, direito comercial, direito civil, direito trabalhista, direito tributário, direito do consumidor e ainda nas legislações especiais.

Cada norma tem seus artigos específicos que estabelecem as situações de prescrição do direito conferido naquele diploma, contudo, o código civil, especialmente abrangente, tem uma extensa relação das situações em que ocorre a prescrição e ainda os prazos de prescrição estabelecidos pelo legislador.

Entre as tantas situações de prescrições de direitos duas se destacam pelo efeito que produzem no seio social, uma é a prescrição criminal, que pode salvar um condenado de cumprir uma determinada pena, outra é a prescrição aquisitiva, ou seja, a perda de um patrimônio pela falta do exercício da posse.

No direito do consumidor a prescrição ocorre em 30 (trinta) dias quando trata-se de fornecimento de bens ou serviços não duráveis e em 90 (noventa) dias quando trata-se de fornecimento de produtos ou serviços duráveis.

No direito civil os prazos de prescrição, entre outros, são:

De um ano:

A ação do doador para revogar a doação; contado o prazo do dia em que souber do fato, que o autoriza a revogá-la;

A ação do filho, para desobrigar e reivindicar os imóveis de sua propriedade, alienados ou gravados pelo pai fora dos casos expressamente legais; contado o prazo do dia em que chegar à maioridade;

A ação dos herdeiros do filho, no caso do número anterior, contando-se o prazo do dia do falecimento, se o filho morreu menor, e bem assim a de seu representante legal, se o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com