Respostas Capítulo II
Artigo: Respostas Capítulo II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elisamadealmeida • 1/10/2014 • 287 Palavras (2 Páginas) • 424 Visualizações
1. O mercantilismos fomentava o comércio exterior e o entesouramento de riquezas, o acúmulo de metais pesados adquire grande importância, considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de matais preciosos. Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza, para estes a riqueza consistia em produzir bens com a ajuda da natureza, em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração.
2. Adam Smith (1723-1790) foi o percursos da moderna teoria econômica, ele entendia que a atuação da livre concorrência, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ao crescimento econômico, advogava a ideia de que todos os agentes, em sua busca por lucrar o máximo, acabam provendo o bem-estar de toda a comunidade. Considerava que a causa da riqueza das nações é o trabalho humano, a chamada teoria do valor-trabalho. Para Smith, o papel do estado na economia deveria ser apenas a proteção da sociedade e criação e manutenção de obras e instituições necessárias.
3. A teoria das vantagens comparativas de David Ricardo, demonstra que cada economia deve se especializar na produção de bens cujo seu preço relativo exceda o custo de oportunidade, ou seja, a especialização na produção de um determinado bem em que o país possua maiores vantagens comparativas: pode ser o custo de oportunidade de um bem em relação a outro de determinado país. As vantagens comparativas determinam um padrão de produção, fazendo com que o comércio seja impulsionado pela diferença de produtividade da mão de obra entre os diversos países, isto maximiza a produção a aumenta a eficiência destes produtos tornando-os competitivos. Desta forma, os países acabam exportando bens produzidos de maneira eficiente e competitiva, e importando bens que seriam produzidos de maneira ineficiente.
4.
...