TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas sobre o tema da globalização da sociedade internacional

Ensaio: Respostas sobre o tema da globalização da sociedade internacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Ensaio  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 5

Crescimento dos empregos na área industrial, ampliação da presença feminina no mercado de trabalho e expansão do trabalho precário.

d.

Crescimento dos empregos temporários, crescimento do emprego na área rural e ampliação da presença feminina no mercado de trabalho.

e.

Crescimento dos empregos na área industrial, investimento em novas tecnologias e profissionais com maior flexibilidade intelectual.

0,5 pontos

Pergunta 4

Leia o texto a seguir:

“Art. 1o: A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I. a soberania;

II. a cidadania;

III. a dignidade da pessoa humana;

IV. os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V. o pluralismo político.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”

(Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em 13/07/2011).

A partir do texto Constitucional, podemos concluir que o poder emana do povo através:

a.

Dos partidos políticos organizados, legítimos representantes das diferentes classes sociais, são os principais elementos da democracia na atualidade.

b.

Do sufrágio universal, expressão dos anseios da maioria da população, assegura a escolha de governos que garantem ao povo os direitos de cidadania.

c.

Dos programas sociais do governo que asseguram a liberdade de exercício da cidadania.

d.

Da organização dos sindicatos classistas que garantem a defesa dos interesses dos trabalhadores e, consequentemente, da democracia.

e.

Da liberdade de imprensa que garante a democracia e a participação social de todos nas decisões importantes do país.

0,5 pontos

Pergunta 5

Mudanças na tecnologia e massificação da sociedade contribuíram para o crescimento da globalização. Hoje, o mundo se transformou num grande mercado, com informações circulando nos meios de comunicação de maneira veloz. Com a globalização, a sociedade internacional:

a.

Extinguiu as diferenças sociais entre as culturas, abrindo as portas para a afirmação de governos democráticos.

b.

Realizou feitos culturais importantes para a solidariedade entre os povos, apesar das dificuldades socioeconômicas existentes.

c.

Criou condições imediatas para a consolidação de uma sociedade sem violência, graças às riquezas sociais existentes.

d.

Entrou em um período de paz trazido pela atuação da Organização das Nações Unidas, da qual participam todos os países do mundo.

e.

Afirmou sua vontade política radical de democratizar o mundo, impedindo a volta do fascismo e da violência política.

0,5 pontos

Pergunta 6

Quanto ao processo de precarização do trabalho, pode-se destacar, entre as ocupações não organizadas, a crescente quantidade de trabalhadores temporários, de meio período, freelancers, autônomos, internautas que se utilizam de meios eletrônicos (e-mails), contratados diversos e representantes independentes, além daquelas ocupações com ganhos flutuantes atrelados aos índices de desempenho, enterrando de vez a ideia de um futuro previsível assentado no emprego estável.

Antunes (2002) considera que a precarização do trabalho levou a mutações em que poucos se especializaram e muitos ficaram sem qualificação suficiente para introduzir-se nesse mercado de trabalho, engrossando a fila dos desempregados, gerando uma classe de trabalhadores fragmentada e dividida entre trabalhadores qualificados e desqualificados, do mercado formal e informal, jovens e velhos, homens e mulheres, estáveis e precários, imigrantes e nacionais etc., sem falar nas divisões que decorrem da inserção diferenciada dos países e de seus trabalhadores na nova divisão internacional do trabalho. Esse processo conduziu a destruição e/ou precarização do trabalho, sem paralelos em toda era moderna. A decorrência foi o desemprego e a informalidade, cuja característica desse setor informal é o trabalho isolado, muitas vezes inventando seu próprio trabalho, com grande mobilidade de atividades e horários flexíveis. O setor informal, segundo a OIT, já atinge cerca de 40% do mercado de trabalho na América Latina. A taxa de informalidade tem tido um crescimento superior ao setor formal. Os processos de terceirização e informalidade se expandem sob a forma de trabalho por conta própria em microempresas, seja através do trabalho em domicílio e tem obscurecido o desemprego. A economia informal então é o destino de um grande contingente de trabalhadores que não conseguem inserção na pirâmide do mercado de trabalho formal. Colocando em evidência a tendência geral de hierarquização do trabalho, a fragilização dos vínculos e a crescente desigualdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com