Resumo: Falsos documentários de horror
Resenha: Resumo: Falsos documentários de horror. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: morcegou • 11/12/2014 • Resenha • 5.359 Palavras (22 Páginas) • 206 Visualizações
A CÂMERA DIEGÉTICA: clareza narrativa e legibilidade
documental em falsos documentários de horror 1
THE DIEGETIC CAMERA: narrative clarity and documental
verisimilitude in found footage horror films
Rodrigo Carreiro 2
Resumo: Falsos documentários de horror têm sido realizados, nas últimas duas
décadas, em todo o mundo. A produção massiva desse tipo de filme levou a crítica
norte-americana a criar uma alcunha específica para nomeá-los: found footage
genre. Para filmar um enredo de ficção e dar a ele a textura estilística de um
documentário, um cineasta precisa lidar com uma série de restrições criativas, a
fim de impor a sons e imagens o efeito de real presente em um documentário
verdadeiro, sem perder a clareza narrativa de uma ficção tradicional. A partir da
análise de um corpus formado por 180 filmes, este ensaio procura descrever e
examinar alguns padrões recorrentes de estilo e narrativa, que têm sido usados por
diretores de cinema para conjugar, através de um equilíbrio delicado, a
legibilidade narrativa e a verossimilhança documental.
Palavras-Chave: Gênero fílmico. Horror. Documentário. Estilística. Found footage.
Abstract: False horror documentaries have been made worldwide in the last two
decades. The mass production of this type of movies led U.S. critics to create a
nickname for them: found footage genre. To shoot a fictional storyline and give it
the texture of a documentary, a filmmaker has to deal with a number of creative
restrictions in order to impose to sounds and images an effect of reality present in a
real documentary, without losing the narrative clarity of a traditional fiction film.
Throughout the analysis of a corpus consisting by 180 films, this essay aims to
describe and examine some recurring patterns of style and narrative, which have
been used by filmmakers to combine, through a delicate balance, narrative clarity
and documental verisimilitude.
Keywords: Film genre. Horror film. Documentary. Stylistics. Found footage genre.
1. Introdução
A produção de filmes de horror codificados como documentários, que se tornou
massiva nas últimas duas décadas, tem concretizado um fenômeno cinematográfico digno de
interesse, sobretudo no que se refere a questões de estilo e construção narrativa. Esse tipo de
1 Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual do XXII Encontro
Anual da Compós, na Universidade Federal da Bahia, Salvador, de 04 a 07 de junho de 2013.
2 Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Doutor em Comunicação pela UFPE. E-mail: rcarreiro@gmail.com.
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
XXII Encontro Anual da Compós, Universidade Federal da Bahia, 04 a 07 de junho de 2013
www.compos.org.br 2
filme, híbrido de ficção e documentário, nasceu com o longa-metragem italiano Canibal
Holocausto (Cannibal Holocaust, Ruggero Deodato, 1980) e foi explorado de forma esparsa
ao longo da mesma década (BORDWELL, 2012). Quase vinte anos se passaram antes que o
formato se tornasse realmente popular entre cineastas de todo o mundo, o que ocorreu após a
boa recepção de crítica e público ao filme estadunidense A Bruxa de Blair (The Blair Witch
Project, Eduardo Sánchez e Daniel Myrick, 1999). Se pouco mais de meia dúzia de longas-
metragens exploraram o formato no hiato entre esses dois filmes, a produção de falsos
documentários de horror explodiu em quantidade após o sucesso de A Bruxa de Blair3, a
ponto de parte da crítica jornalística dos Estados Unidos criar uma alcunha para nomear esse
tipo de produção: found footage genre4.
De modo geral, os filmes chamados dessa forma possuem enredos ficcionais que
utilizam deliberadamente procedimentos estilísticos e/ou narrativos normalmente associados
ao documentário, muitas vezes com a intenção de enganar o espectador quanto ao caráter
ontológico de suas imagens e sons. Pode-se afirmar, parafraseando Fernão Pessoa Ramos
(2008, p. 27), que em filmes de found footage a utilização deliberada do estilo documental
confunde a fruição do espectador sobre a intenção do cineasta – e é na interação entre esses
dois pilares (estilo e intenção) que se dá a percepção de um filme pelo espectador, no que se
refere ao seu discurso ontológico.
Não é possível afirmar, com exatidão estatística, quantos filmes de horror codificados
como documentários foram produzidos desde a consolidação do formato, mas estamos
falando de um número que seguramente supera as duas centenas. Durante nossa pesquisa,
cruzando dados obtidos em bancos de dados de registro
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