SER DIFERENTE É NORMAL?
Exames: SER DIFERENTE É NORMAL?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: orlana • 3/5/2014 • 1.807 Palavras (8 Páginas) • 205 Visualizações
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4
2.1 O que é ser perfeito? ................................................................................. 4
2.2 O que é ser diferente? ................................................................................4
2.3 O que a sociedade entende por ser perfeito? ........................................... 5
2.4 O que nós fazemos para nos enquadrarmos nessa sociedade? ..............6
3. CONCLUSÃO..........................................................................................................8
4. REFERÊNCIAS......................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
É bem comum encontrarmos pessoas que acham que ser diferente é fazer a diferença, com isso gera o preconceito decorrente de descriminações na sociedade no modo geral, essas diferenças podem ser combatidas através do respeito mutuo e aceitação em vários aspectos, mas isso é um desafio diário e exige muita conscientização das pessoas que não aceitam estas diferenças achando que ser diferente é um defeito e isso é pura ignorância social.
Hoje em dia as pessoas rotulam achando que isso é um sinônimo de diferença, muitas vezes um modo de agir de uma pessoa é tida como uma condição de deficiência e até os dias atuais não podemos julgar uma pessoa como deficiente por ser uma pessoa que não é igual as outras ate porque ninguém é igual a ninguém.
Diante de tudo isso podemos afirmar que o caminho para uma melhor convivência é a aceitação das diferenças em nosso meio, por isso as opiniões diversas tornam as pessoas mais próximas uma das outras independente da aceitação desta ou não, mas isto é uma forma de aceitar as pessoas como elas são pois no mundo não existe ninguém perfeito.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O que é ser perfeito?
Não existe ninguém perfeito. A vida é uma grande escola de aprendizado que desejamos sempre e a cada dia a perfeição. Mas nenhuma de nós é um ser humano exemplar para que não exista dentro de si diferenças e defeitos, porem são nos diferenciais existentes que o ponto de partida acontece para sermos diferentes e por esse motivo na maioria das vezes somos discriminados ou sofremos preconceito por parte do meio social. Segundo Raymundo Saraiva o pai da psicanálise tem algo a afirmar:
Como afirmava Freud, o pai da psicanálise, a nossa personalidade é construída até os nossos sete anos de idade, sendo imutável. Isso significa que devemos agir desde a base das nossas crianças, incentivando-as ao mesmo tempo a aprender a raciocinar e conviver com as diferenças. À medida que vamos crescendo isso se torna algo mais difícil, pois a sociedade nos impõe regras e padrões a serem seguidos. Muitas vezes não são corretos e nos fazem desviar do caminho.
Há várias formas de ver o outro, contudo não devemos enxergar apenas seus defeitos, mas sim suas qualidades e o que elas podem proporcionar para todos. Tais qualidades são como a nossa impressão digital, ou seja, únicas. A palavra chave é aceitar, é saber que temos possibilidades infinitas, e então poderemos ter um lugar em que as pessoas sejam enfim compreendidas.
No final ele confirma que temos possibilidades infinitas e com isso é aberto diante de nós varias opções de aceitação e compreensão das pessoas que achamos que são perfeitas, pois como foi dito anteriormente: perfeição não existe!
2.2 O que é ser diferente?
Ser diferente é não ser alienado, é fazer a diferença, é ser bom, é não ser igual a ninguém e mostrar a sociedade que ser diferente é ter opinião própria, não se importar com os outros, fazer o que deseja a sua consciência, valendo o seu próprio interesse, ou seja, apresentando-se como crítico diante do seu ponto de vista nas situações. Somos diferentes e isso torna o mundo e as pessoas mais agradáveis pois se fossemos todos iguais viveríamos num caos e nossas vidas seriam muito monótonas. Contudo, lidar com as diversas diferenças dos outros e aceita-las sejam elas visíveis ou não é um desafio diário para todos, porem necessário para que aprendamos a viver de maneira que o respeito mutuo pelo próximo sempre esteja presente na nossa sociedade. Mas o correto é ser diferente? será que a perfeição existe? segundo Thayz ela afirma que:
A perfeição não existe.
O que existe é um padrão para supor o indivíduo como aceitável. Ser diferente é não ligar para a opinião dos outros e fazer o que sua consciência manda, é não olhar o futuro, e sim o agora. Para que possamos ter uma eqüidade social, aceitar as diferenças é
algo primordial. Eis que aquilo que noto, na nossa sociedade, que todos temos de casar, ter filhos (etc.), exercendo assim uma pressão sobre as pessoas, e o que se acha "normal".
A diferença não pode só ser vista pelo lado negativo, por isso ela é um desafio da democracia e a luta tem que ser constante, se quisermos construir um mundo socialmente igual e melhor onde se possam enquadrar as diversidades de pessoas que existe sem distinções de classes sociais e preconceito.
2.3 O que a sociedade entende por ser perfeito?
2.1.1 Não existe um ser perfeito, A vida é uma escola onde a cada dia aprendemos mais só que perfeição não existe. A sociedade entende que ser perfeito são pessoas que não apresentem nenhuma deficiência física, que sejam honestas no que fazem e sejam praticantes da verdade. Ser perfeito na sociedade que vivemos é impossível pois o mundo hoje rotula as pessoas por pequenos erros que se cometem e até por não aceitarem determinadas atitudes dos outros, com isso dificulta nossa convivência no meio social e gera a exclusão na sociedade, podemos ler abaixo de acordo
...