SERVICO SOCIAL
Exames: SERVICO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 30/5/2014 • 1.297 Palavras (6 Páginas) • 3.026 Visualizações
DIAGNOSTÍCO INSTITUCIONAL
CERES-GOIAS
2014
1- DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
1.1 Identificação do Campo:
Nome da organização: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Endereço completo: Rua Sucupira esq./ Pau-Brasil nº99 Setor Aeroporto
Telefone:
E-mail:
1.2 Identificação do Supervisor de Campo
Nome da Supervisora: Andriele Aparecida Martins
Nº do CRESS: 3616
E-mail:
1.3 Descrição geral do campo:
- Histórico da instituição: origem, cultura organizacional, símbolos, entre outros:
O CRAS é uma unidade pública que faz parte da Política de Assistência Social de base municipal integrante do SUAS, localizado numa área que possui índices de vulnerabilidade e risco social no município, destinados à prestação de serviços e programas sócio assistenciais de Proteção Social Básica às famílias e indivíduos e a articulação destes serviços no seu território de abrangência é uma atuação Inter setorial na perspectiva de potencializar a proteção social. A Instalação deste Centro se deu por dois motivos: devido a solicitação da administração pública municipal e a exigência do Governo Federal para que acontecesse a descentralização do atendimento dos serviços sócio assistenciais para o repasse de recursos. A unidade acima citada foi implantada no dia 01/04/2008. O CRAS consiste no desenvolvimento de um trabalho social com famílias de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto dos direitos e contribuindo na melhoria e qualidade de vida.
Seus princípios são baseados no respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidades das famílias. Fundamenta-se no fortalecimento da cultura do diálogo, no combate a todas as formas de violência, preconceito e estigmatizarão nas relações familiares.
- Finalidades:
O compromisso com a liberdade e os direitos de cidadania, bem como a qualidade dos serviços prestados a quem tem direito.
- Objetivos:
Contribuir para a efetivação da política de assistência social, como política pública, garantidora de direitos de cidadania e promotora de desenvolvimento social, tendo o núcleo familiar como o detentor da atenção para a concepção e a implantação de programas, projetos, serviços e benefícios, com isso, através do CRAS é realizado o cadastramento de famílias para que se faça um levantamento das necessidades, visualizando de modo critico a sociedade, avaliando os caminhos escolhidos, definindo alternativas, criando possibilidades de construir um novo futuro, visando sempre garantir os direitos dos cidadãos.
- Demandas atendidas pela instituição:
Acolhimento, estudo social, CAD/Único para programas sociais, atendimento e reuniões periódicas aos beneficiários do programa Bolsa Família, acompanhamento familiar com assistentes sociais, busca ativa de famílias em situação de vulnerabilidade social, processo de orientação e direcionamento das famílias ou algum de seus membros para a inserção em serviços sócio assistenciais, oficinas, ações comunitárias, acompanhamento familiar em grupo, visitas domiciliares, acompanhamento dos beneficiários do BPC (idosos, pessoas com deficiência),acompanhamento familiar ( para inserção/atualização no cadastro único atendidas com benefícios eventuais, com presença de trabalho infantil), deslocamento da equipe atendimento e oferta de serviços em localidades distantes, palestras, campanhas ou eventos comunitários, orientação/acompanhamento para inserção do BPC, cursos de geração de renda( corte e costura, bordado em máquina, informática, entre outros), grupos de idosos, campanhas socioeducativas, promoção ao acesso à documentação pessoal.
- Principais características da população atendidas pela instituição:
Família que convive em caso de fragilidade decorrente da pobreza, falta de renda, acesso difícil ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos familiares comunitários e de pertencimento fragilizados e vivenciam situações de descriminação etária, étnica de gênero ou por deficiência, sociabilidade ou qualquer outra situação de vulnerabilidade social.
- Estrutura e funcionamento da organização: hierarquia, organograma, departamentalização,
Políticas sócio administrativas, entre outros (se houver):
- Recursos humanos, financeiros e outros necessários para o alcance dos objetivos da
Instituição:
O investimento dos objetivos da instituição no que se diz respeito à aquisição de materiais necessários para aplicabilidade dos programas com grupos de mulheres, idosos, crianças, adolescentes e jovens depende desde repasses de recursos federais e estaduais ao município. Os funcionários contratados e os de cargo efetivo são pagos pela prefeitura. Todo o encargo com a alimentação, o local e alguns funcionários são pagos pelo poder público municipal. Tudo que é gasto no CRAS é feito através de parceria entre o Município, Estado e Governo Federal.
- Parcerias e relações interinstitucionais:
Secretaria Municipal de Saúde, CAPS, CREAS, NASF, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), PRONATEC, Centro de Convivência do Idoso, Promoção da inclusão produtiva para beneficiários do Programa Bolsa Família (cursos), Medidas Sócio Educativa, Ministério Público
1.4 Serviço Social na instituição:
- Origem do Serviço Social na Instituição:
Desde a sua implantação em 2008 do CRAS, surgiu a necessidade da participação dos profissionais de Assistência Social para desenvolver atividades competentes a minimizar mazelas sociais e proteger a sociedade tendo em vista suas vulnerabilidades sociais.
-Estrutura e funcionamento: número de assistentes sociais presentes na instituição, estrutura física disponível, pessoal de apoio, etc.:
Centro referencial da assistência social (CRAS) e uma unidade com 4 salas com capacidade máxima de 5 pessoas, 4 salas com capacidade máxima de 6 a 14 pessoas,2 salas com capacidade máxima para 15 a 29 pessoas, 2 salas de capacidade máxima para 30 ou mais pessoas,3 salas exclusivas de coordenação, equipe técnica ou administração, 6 banheiros no total,1 recepção, 1 cozinha, 1 almoxarifado, possui também um espaço externo no CRAS para atividades de convívio, possui adaptação com rampas e rota acessível desde a calcada até a recepção do CRAS e rota acessível até o banheiro mas não estão de acordo com as normas da ABNT (nNBR9050),o banheiro e adaptado para pessoas com deficiência, mas não estão de acordo com as normas da ABNT (nNBR9050). Contêm 01 assistente social, 01 orientadora social, 01 coordenadora, toda estrutura do prédio está com alguma atividade em funcionamento desde a coordenação das ações básicas às secretarias.
- População atendida: principais características, número de pessoas atendidas direta ou indiretamente:
Famílias ou indivíduos que vivenciam violações do direito, afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção. Atualmente o CRAS atende na média de 94 famílias em acompanhamento pelo PAIF, e indiretamente são feitas 80 visitas mensais. A instituição visa atender em prioridade as famílias que estão em risco social ou em vulnerabilidade social.
- Objetivo do Serviço Social na Instituição.
O Assistente Social tem como objetivo visar e garantir direitos assistenciais para a população de estrutura vulnerável, fazendo isso através de articulação de rede sócio assistencial, garantindo assim um atendimento de proteção Social básica aos usuários.
- Conhecimentos específicos necessários para o desenvolvimento da prática Profissional na Instituição:
Conhecer bem a instituição em que vamos atuar as demandas, as famílias, indivíduos e grupos.
- Demandas do Serviço Social:
Famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social.
- Recursos financeiros/materiais disponíveis para o Serviço Social (não mencionar valores financeiros):
Fonte de financiamento são recursos municipais e federais
- Instrumental técnico utilizado pelo serviço Social: visitas domiciliares, reuniões, entrevistas, entre outros:
Visitas domiciliares, reuniões, acolhimento das famílias em demanda espontânea, orientação psicológica e em grupo, atendimento e respostas feitas pelo Judiciário (Ministério Público, Tribunal de Justiça e Conselho Tutelar), solicitação de certidões diversas via ofício para outras localidades, oferecimento de palestras, atividade referente ao Pro jovem adolescente.
- Desafios e perspectivas para o Serviço Social na Instituição:
É de erradicar a pobreza na perspectiva da prevenção e suspensão da desigualdade social e exclusão social.
1.5 Considerações Parciais sobre o Diagnóstico Institucional:
O CRAS é o lugar da convergência de diferentes ações e não se limita a um programa apenas. Ele integra o Programa de Atenção Integral à Família, o PAIF, com o acompanhamento das famílias participantes do Programa Bolsa Família e dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada, o BPC; e os serviços de convivência com programas se segurança alimentar e nutricional e, também, com outras políticas sociais. Devido justamente a isso, os CRAS atuam com mulheres, homens, crianças, jovens e idosos, reafirmando a importância da família e da comunidade na construção da autonomia individual da segurança individual. Acredita-se que o Centro de Referência da assistência social- CRAS é um instrumento fundamental para o aprimoramento continuado dos padrões de atendimento dos serviços sócio assistenciais.
...