Segundo Louis Hjelmslev, Autor De Prolegômenos A Uma Teoria Da Linguagem, A Linguagem é Uma Inesgotável Riqueza De múltiplos Valores. Na Citação Acima Ocorre:
Pesquisas Acadêmicas: Segundo Louis Hjelmslev, Autor De Prolegômenos A Uma Teoria Da Linguagem, A Linguagem é Uma Inesgotável Riqueza De múltiplos Valores. Na Citação Acima Ocorre:. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreribeiro29 • 22/10/2013 • 266 Palavras (2 Páginas) • 2.362 Visualizações
Foi precursor das modernas tendências da linguística e propositor do termo Glossemática para designar o estudo e a classificação dos glossemas, as menores unidades linguísticas que podem servir de suporte a uma significação: os cenemas e os pleremas, que são os componentes mínimos da Cenemática e da Pleremática, as duas grandes áreas da Glossemática e que se referem, respectivamente, às formas de expressão e formas de conteúdo.
Fundou o Círculo Linguístico de Copenhague (1931), doutorou-se em filologia comparativa (1932) e com Hans Jorgen Uldall, começou a elaborar a Teoria da glossemática (1935) que chamou de verdadeira linguística, capaz de abordar a língua como um todo auto-suficiente e uma estrutura sui generis. Nomeado professor de linguística na Universidade de Copenhague (1937), juntamente com Viggo Bröndal, fundou o jornal Acta Linguística (1939), órgão da linguística estrutural.
Louis Hjelmslev esclareceu melhor a ideologia científica: “Os elementos da estrutura linguística trazem à mente as entidades usadas na álgebra. Enquanto seguirmos as condições expressas, podemos representar as entidades algébricas como quisermos [porque a substância dos significantes pouco importa para a significação] […] ” (Hjelmslev 1963/1970: 41). Ou seja, tanto para Saussure como para Hjelmslev, a função da escrita era puramente notacional, visava somente o registro das falas mentais do autor, e a única expressividade admitida era a linguística.
Nos Prolegômeros de 1943 Hjelmslev escreve sobre os Signos e sobre a Função Sígnica como relação entre conteúdo e expressão, assim: seja a significação uma relação R = E/C onde E é EXPRESSÃO é VEICULADORA e C CONTEÚDO é O VEICULADO. A relação existe quando um código associa um sistema veiculador à um sistema a veiculado.
...