Sencso Comum E Ciencia
Dissertações: Sencso Comum E Ciencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: safeda • 13/10/2014 • 1.083 Palavras (5 Páginas) • 1.007 Visualizações
4. Sobre senso comum analise as afirmativas baixo e marque V para Verdadeiras e F para Falsas.
a) conhecimento espontâneo o saber resultante das experiências levadas a efeito pelo homem ao enfrentar os problemas da existência. Nesse processo ele não se encontra solitário, pois tem o concurso dos contemporâneos, com os quais troca informações. Além disso, cada geração recebe das anteriores a herança fecunda que não só é assimilada como também transformada.
b) É um tipo de conhecimento empírico, porque se baseia na experiência cotidiana e comum das pessoas, distinguindo-se por isso da experiência científica, que exige planejamento rigoroso.
c) É também um conhecimento ingênuo: ingenuidade aqui deve ser entendida como atitude não-critica, típica do saber que não se coloca como problema e não se questiona enquanto saber.
d) A utilização de métodos rigorosos permite que o senso comum atinja um tipo de conhecimento sistemático, preciso e objetivo segundo o qual são descobertas relações universais e necessárias entre os fenômenos, o que permite prever acontecimentos e também agir sobre a natureza de forma mais segura.
e) Presa às aparências. Em comparação com a ciência, o conhecimento espontâneo é fragmentário, pois não estabelece conexões onde estas poderiam ser verificadas. Por exemplo: não é possível ao homem comum perceber qualquer relação entre o orvalho da noite e o "suor" que aparece na garrafa que foi retirada da geladeira.
f) Conhecimento particular restrito a pequena amostra da realidade, a partir da qual são feitas generalizações muitas vezes apressadas e imprecisas.
g) é freqüentemente conhecimento subjetivo, o que ocorre, por exemplo, quando avaliamos a temperatura ambiente com a nossa pele, já que só o termômetro dá objetividade a essa avaliação.
h) Enquanto o senso comum é o conhecimento espontâneo tal como foi descrito, no seu caráter acrítico, difuso, fragmentário, dogmático, é possível transformá-lo em bom senso ao torná-lo organicamente estruturado, coerente e crítico. Para o filósofo italiano Gramsci, o bom senso é o núcleo sadio do senso comum.
Marque a opção que apresente a afirmativa falsa.
a) D b) A, H c) B d) E, F, G
5. São características do método científico, EXCETO:
a) Busca pelo conhecimento sistemático, preciso e objetivo.
b) Utilização de métodos rigorosos.
c) Compreensão da realidade de maneira subjetiva.
d) Avaliação crítica dos procedimentos e resultados.
6. Tendo por base o método cartesiano da dúvida, é correto afirmar que:
a) Este método visa a remover os preconceitos e opiniões preconcebidas e encontrar uma verdade indubitável.
b) Ao engendrar a dúvida hiperbólica, o objetivo de Descartes era provar que suas antigas opiniões, submetidas ao escrutínio da dúvida, eram verdadeiras.
c) A dúvida hiperbólica é engendrada por Descartes para mostrar que não podemos rejeitar como falso o que é apenas dubitável.
d) Só podemos dar assentimento às opiniões respaldadas pela tradição.
e) A dúvida metódica surge, no espírito humano, involuntariamente.
Sócrates era um cidadão comum de Atenas, até o oráculo de Delfos indicar que ele era o homem mais sábio de seu tempo. A partir daí, ele tomou como missão a Maiêutica, que significava a “arte de trazer à luz” (“parto das ideias”), através de longas conversas com interlocutores de todas as classes sociais. O que significava essa arte?
A)Sócrates, que também era médico, auxiliava nos partos de Atenas.
B)A luz do pensamento de Sócrates ofuscava todo o conhecimento da outra pessoa.
C)Através do diálogo promovido por Sócrates, a pessoa podia formular suas ideias e pensamentos.
D)A luz indicava que a pessoa não precisava se esforçar para adquirir conhecimento.
1. O método científico exige que o cientista, ao deparar-se com o problema, elabore hipóteses e estabeleça condições para seu controle para confirmá-la ou não. A conclusão a que o cientista chega é considerada:
a) Específica, sendo considerada válida para cada fase a que o experimento foi submetido.
b) Única, sendo considerada apenas para o experimento em questão, desconsiderando outras similares.
c) Generalizada, sendo considerada válida não só para aquela situação, mas para outras similares.
d) Característico, sendo considerada válida não só para aquela situação, mas para outras que se identificam com ela.
2. Em tese, o método experimental se caracteriza pelas seguintes etapas, EXCETO:
a) Observação b) Afirmação
c) Experimentação d) Generalização
3. Analise as proposições que seguem:
I – É bem verdade
...