Senso Comum E Pensamento Cientifico
Ensaios: Senso Comum E Pensamento Cientifico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: syl.2003 • 19/9/2014 • 2.043 Palavras (9 Páginas) • 422 Visualizações
1) Sócrates, grande filósofo grego, formou numerosos discípulos, que seguiram diferentes caminhos para buscar o conhecimento real. A grande preocupação socrática era
a) interpretar o mundo como sendo espiritual e organizado segundo uma moral baseada em verdadeiros conceitos imutáveis.
b) compreender as causas primeiras e os fins últimos de todas as coisas, pois só se pode dizer que se conhece alguma coisa quando se conhece sua causa primeira.
c) o autoconhecimento que poderia ser obtido por meio da ironia e da maiêutica, métodos que consistiam em fazer indagação, fingindo ignorância, para despertar no interlocutor o conhecimento latente.
d) fazer um estudo crítico da História, comparando a História Grega com a dos povos orientais, a fim de mostrar que o mundo era mais amplo do que se imaginava.
e) mostrar que todo o conhecimento era obtido por intermédio dos se tidos humanos e que, por esses serem falhos, era relativo e limitado.
Resolução O século V a.C. (século de Péricles) foi caracterizado por um grande desenvolvimento econômico e intelectual. No âmbito intelectual, a filosofia foi amplamente
desenvolvida, sendo preconizada por Sócrates. Platão e Aristóteles também foram grandes filósofos da Grécia Clássica. Os métodos adotados por Sócrates eram a ironia (= destruição do conhecimento) e a maiêutica (= dar luz à; parir idéias).
Resposta: C
2) Afirma-se sobre a Civilização muçulmana:
I. Os muçulmanos sempre consideraram Maomé como o criador do Islamismo, cujo princípio básico, retirado do Judaísmo da época de Abraão, diz que Jeová é o único Deus, e Maomé, seu profeta.
II. Durante o 1º califado, os princípios básicos da religião muçulmana foram transcritos no livro sagrado Alcorão, ou Corão, que é o conjunto de narrativas e mandamentos dos ensinamentos de Maomé.
III. Maomé, ao impor a sua religião aos árabes, contribuiu para a unificação política da Península Arábica e, ao impor rituais, crenças e práticas cotidianas, facilitou a criação de uma organização social única.
Deve-se concluir, a respeito dessas afirmações, que
a) todas são corretas.
b) nenhuma é correta.
c) apenas I e II são corretas.
d) apenas II e III são corretas.
e) apenas I e III são corretas.
Resolução O Islamismo, religião monoteísta fundada por Maomé no início do século VII, possibilitou a unificação religiosa dos árabes e a formação de um império teocrático.
Resposta: D
3) O sistema de Capitanias Hereditárias
a) deixou sua marca na História do Brasil, pois estimulou o povoamento e fez funcionar satisfatoriamente a produção e o comércio na colônia.
b) gerou uma administração política centralizada nas mãos dos capitães donatários e desvinculada do governo português.
c) foi regulamentado por dois documentos legais: a Carta de Doação, que estipulava os direitos e deveres dos donatários, e a Carta Foral, que definia as
condições da posse de capitania.
d) foi adotado devido à presença de estrangeiros no litoral, à péssima situação econômica de Portugal e ao sucesso do sistema, já utilizado nas ilhas do
Atlântico.
e) dava ao capitão donatário um poder limitado sobre sua capitania, uma vez que o rei ficava com a terra quando ocorresse sua morte.
Resolução A implantação do sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil, na década de 1530, deve-se à ameaça estrangeira ao litoral brasileiro, à crise do comércio português
com o Oriente e ao sucesso desse sistema, já utilizado nas ilhas do Atlântico.
Resposta: D
4) Com a morte de Elizabeth I, da Inglaterra (1603), acaba a dinastia Tudor, que desfrutava de uma situação de grande prosperidade, graças à política mercantilista, e tem início a dinastia Stuart. Sobre a dinastia Stuart é correto afirmar que
a) Carlos I assume o poder logo após a morte de Elizabeth e torna-se o todo-poderoso, rei de três países: Inglaterra, Escócia e Irlanda.
b) Jaime I foi chamado de "o imbecil mais sábio de toda a cristandade", por Henrique IV, rei da França, devido à falta de habilidade política, excesso de vaidade, teimosia inarredável e grande erudição.
c) Oliver Cromwell exigiu que o Parlamento criasse o Primeiro Bill of Rights, que dava ao cidadão garantia contra detenções arbitrárias e tributos ilegais.
d) Jaime II lançou os Atos de Navegação, decretos que estabeleciam que somente embarcações inglesas poderiam realizar o comércio com suas colônias da América.
e) Carlos II fugiu para a França quando Guilherme de Orange invadiu a Inglaterra, e iniciou-se a Revolução Puritana.
Resolução A única possibilidade para responder uma questão dessa natureza é por exclusão. Além disso, trata-se de uma opinião subjetiva e pejorativa que em nada colabora
para o entendimento da natureza socioeconômica da Dinastia Stuart (1603 a 1649 e de 1660 a 1688). Essa dinastia representou o declínio do poder absoluto britânico e sua substituição, inicialmente, pela República Puritana (1649 a 1660) e pelo parlamentarismo de base burguesa, com a Revolução Gloriosa (1688 e 1689), que impôs o "Bill of Rights", ou seja, "o rei reina mas não governa".
resposta: B
5) A bordo do navio Mayflower, em 1620, um grupo de puritanos chegou ao Cabo Cod, no atual Estado do Massachusetts, no nordeste dos EUA, em busca de liberdade religiosa. Os puritanos:
a) eram indivíduos desgarrados, aventureiros que buscavam riquezas.
b) eram pessoas que, embora indesejáveis na Inglaterra, pretendiam enriquecer e para lá voltar.
c) tinham o sonho de construir uma nova pátria, onde houvesse liberdade de culto.
d) eram indivíduos desgarrados, que por serem
...