Sistema Nervoso
Casos: Sistema Nervoso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlamye • 22/5/2013 • 269 Palavras (2 Páginas) • 1.045 Visualizações
Sistema Nervoso - Introdução
Prof. Janduí Amori
Desde a retirada rápida de uma mão que toca uma superfície excessivamente quente à manipulação de ferramentas complexas como um torno mecânico. Desde o vôo de uma ave até a contração de um pólipo sob o toque de um mergulhador curioso. Todas as ações e reações de um organismo animal enterozoário (todos os que estudamos no ensino médio, menos os Poríferos, que são Parazoários) diante do universo que o cerca e estimula positiva ou negativamente dependem de mecanismos de controle exercidos por dois conjuntos de órgãos distintos: o sistema nervoso e o sistema endócrino. O primeiro opera através de impulsos nervosos de natureza elétrica dando sinais aos nossos órgãos para que trabalhem de acordo com as nossas necessidades voluntárias (como apertar um botão) e involuntárias (como respirar). O segundo fornece tais sinais involuntariamente, através de hormônios – substâncias lançadas na corrente sanguínea por glândulas endócrinas para desencadearem reações específicas em órgãos específicos. Por exemplo, quando nos deparamos com certas situações de risco, as glândulas adrenais, estimuladas pelo sistema nervoso, liberam no sangue o hormônio adrenalina fazendo com que diversos órgãos cooperem deixando o organismo em prontidão para situações críticas, como de fuga ou luta.
Assim, podemos entender o sistema nervoso como uma conexão entre nosso organismo e o ambiente com o qual nos relacionamos e do qual dependemos para nossa nutrição, reprodução, locomoção etc. Ele é capaz de obter informações do meio ao nosso redor, permitindo-nos elaborar e efetuar respostas e esses estímulos. Dessa forma, um lagarto pode localizar, capturar e devorar um inseto quando estiver faminto, ou fugir em disparada quando se sentir ameaçado.
...