Sociologia
Por: João Vitor Sena • 22/11/2015 • Trabalho acadêmico • 294 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
Resumo de Sociologia
Nome : João Vitor Da Mata Sena
Professor: Leandro Ribeiro da Silva
Curso: Ciências econômicas
A ética protestante do capitalismo
Na introdução do livro, Weber faz uma análise da cultura capitalista moderna e sua relação com o puritanismo (vigor) de muitas igrejas protestantes do século XVI e XVII. Assim, o autor pode observar que geralmente os protestantes da época eram mais bem sucedidos que os católicos. Ele explica isto pelo fato de a ética religiosa protestante esta ligada ao trabalho, logo o trabalho passou a ser uma pratica religiosa para os protestantes.
No primeiro capitulo, Weber promove uma discussão alegando que a maior parte dos homens de negocio da época e dos trabalhadores com uma maior qualificação (maior grau de estudo), eram protestantes. Como referencia a isto, Weber escreve que a porcentagem de católicos entre os estudantes de ensino superior era proporcionalmente inferior à de protestantes,Segundo o autor o fato se explicaria pela riqueza herdada .Outro exemplo abordado pelo autor,é a referencia ao provérbio “Coma ou durma bem”no qual o protestante prefere comer bem, é o católico dormir.Pois, a igreja católica se recusava dos prazeres matérias para manter o espírito fortalecido em Deus.
No segundo capitulo, Weber chama a atenção para a definição de “ética social” como uma obrigação que a pessoa deve sentir, em relação a sua atividade profissional,seja ela qual for ,que se aflora com uma utilização seus “poderes pessoais “.O autor também comenta sobre o espírito do capitalismo,mencionado que o aumento de salário não estimula o trabalhador a produzir mais.Logo,ele trabalha apenas para conseguir o necessário para suprir suas necessidades.Entretanto,a diminuição do salário não chega a influenciar a produção, isto a longo prazo.A solução para estimular a produção, é que o trabalho deveria ser feito como uma forma de “vocação”.
...