Sociologia da Educação
Por: Warley da Silva • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 815 Palavras (4 Páginas) • 188 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO
DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DENIS RAFAEL E WARLEY TEIXEIRA DA SILVA
RESUMO DO DOCUMENTÁRIO “QUANDO SINTO QUE JÁ SEI” E ANÁLISE DO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”
São Luís – MA
2015
Resumo do documentário “Quando sinto que já sei”
O documentário “quando sinto que já sei, trata sobre os métodos de ensino da escola pública, criticando a aprendizagem entre as paredes da sala de aula e expondo projetos de educação ao ar livre.
Os projetos apresentados visam melhorar o desempenho do aluno ao fazerem com que eles demonstrem suas opiniões, além de fazer com que os alunos de séries diferentes interajam uns com os outros, como é o caso do projeto GENTE, aplicado na Escola Municipal André Urani (ensino fundamental), onde eles dividem os alunos em grupos chamados famílias. Essas “famílias” se reúnem e estudam para ensinarem uns aos outros, recebendo ajuda dos professores apenas quando tem grandes dificuldades.
Mas, como foi mostrado, a maior dificuldade dos alunos também é o trabalho em grupo (principalmente dos alunos do fundamental 1), pois como são crianças eles entram em conflito muito rápido, como em uma escola em que foram mostradas duas crianças se agredindo, e então a professora chamou a tenção dos dois e de seus colegas e eles lhe deram a explicação. Então ela os ajudou a se entenderem, mas não com um simples pedido de desculpas, mas com uma conversa civilizada.
Ainda foi mostrado que muitos dos pais de alunos, quando veem projetos como esses, tendem a retirar seus filhos da instituição, por desacreditarem dos métodos de ensino dos projetos, mas também muitos pais procuram essas escolas para fazem com que seus filhos participem desses métodos de ensino que eles acreditar ser melhor.
Resumo do filme: Entre os muros da escola
O filme inicia-se com os professores se apresentando e falando o seu tempo de carreira e sua área como matemática, línguas, educação física etc. apesar de o cenário ser quase o tempo todo em uma sala especifica e a sala dos professores, todas as salas tinham um determinado problema em comum em relação aos alunos. Ao ver seus alunos entrarem em sala o professor de francês François percebeu em sua primeira aula que tinha alunos que apresentavam um comportamento nada adequado para sala de aula. Com o passar dos dias a convivência com os alunos foi ficando cada vez mais difícil, pois os alunos não o respeitavam ao ponto de uma aluna dizer que não ia fazer aquilo que mandava (fazer uma leitura) o professor nesse momento se sentiu desrespeitado pela aluna diante dos outros alunos, ao ponto de chamar uma aluna em outra aula de “vagabunda” isso se espalhou pela escola ao ponto de chegar até o diretor da escola. Por fim um aluno se envolveu em uma briga em sala de aula e uma aluna se machucou que terminou com a expulsão deste aluno. No final do filme uma aluna chega para o professor diz que não aprendeu nada durante suas aulas.
...