TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociosculturais

Ensaios: Sociosculturais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais

Curso: Segurança no Trânsito

Professor: Alexandre Wagner da Rocha

Nome do aluno

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Considere as informações a seguir e, também, os versos selecionados do poema “Estatutos do Homem” de Thiago de Mello.

Thiago de Mello é um poeta brasileiro nascido no Amazonas. Preso durante a ditadura (1964-1985) exilou-se no Chile. Ainda durante o exílio morou, também, na Argentina, Portugal, França e Alemanha. Seu poema mais conhecido é “Estatutos do Homem”, onde o poeta chama a atenção do leitor para os valores inerentes a condição humana. Thiago de Mello ficou conhecido internacionalmente como um intelectual engajado na luta pelos Direitos Humanos.

Versos de Estatutos do Homem:

Artigo 5

Fica decretado que os homens estão livres do julgo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa;

Artigo 9

Fica permitido que o pão de cada dia que é do homem o sinal de seu suor, mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura;

Artigo 12

Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com imensa begônia na lapela; parágrafo único, só uma coisa fica proibida, amar sem amor;

Artigo Final

Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso da dor, a partir deste instante, a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.

Fonte: MELLO, Thiago. Poema “Estatutos do Homem”, 1964. Disponível em:http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2008/06/23/os-estatutos-do-homem-poema-de-thiago-de-mello/. Acesso em: 20 jun. 2013.

Responda num único texto, de até 1 página:

Quais relações possíveis podem ser estabelecidas entre a biografia de Thiago de Mello, em especial o período no exílio, com o poema? De que maneiras é possível relacionar o poema “Estatutos do Homem” com a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, promulgada pela ONU em 10 de dezembro de 1948? Qual a relação entre os versos citados no enunciado desta questão e os direitos naturais (direito a vida, a liberdade e a propriedade)? Podemos afirmar que os direitos humanos, particularmente os suscitados nos versos do poema, no Brasil, com o fim da ditadura Militar (1964-1984) passaram a ser respeitados? Justifique a sua resposta. (3,0 pontos)

Resposta:

As relações entre a biografia de Thiago Mello em especial o exilio e versos aqui retratados do poema. Na biografia podemos ressaltar: valores inerentes, exilados, direitos e preso. Podemos relaciona-los com estatuto do homem; das seguintes formas: livre do julgo da mentira, pão de cada dia com suor, nada será obrigado e proibido o uso da palavra liberdade.

O poema fala de valores inerentes a condição humana e a Declaração dos Direitos Humanos representa o reconhecimento do valor Supremo da igualdade, liberdade e fraternidade entre os homens.

Com relação ao direito à vida: é proibido amar sem amor; a liberdade: a liberdade mora no coração; e a propriedade: os bens materiais devem ser conseguidos pelo suor do seu rosto ao sabor da ternura ( que significa trabalhar naquilo que você gosta ).

Os direitos humanos foram suscitadas nos versos do poema, embora com palavras diferentes. Até a segunda guerra mundial a Declaração dos Direitos Humanos não foi respeitada e por isso precisou ser redigida. No período da ditadura militar do país, muitas injustiças continuaram a acontecer. A lei existe mais ainda hoje se vê opiniões reprimidas e gritos calados, seja no cenário político e social, ou no ambiente familiar.

2) Das várias questões abordadas nos conteúdos da Unidade de Aprendizagem, uma se refere às manifestações culturais e suas formas. Duas são as principais: as manifestações materiais e as manifestações não materiais. Demonstre compreensão destes conteúdos analisando a música abaixo a partir das seguintes ações:

a) Identifique, no mínimo, três evidências de manifestações materiais e três de manifestações não materiais (2,0 pontos);

Resposta:

Manifestações materiais: uca, cumbuca de gelo e carne seca.

Manifestações não materiais: E vamos botar água no feijão, Salta a cerveja estupidamente gelada pra um batalhão, aproveite a gordura da frigideira pra melhor temperar a couve mineira.

b) Pesquise em sítios na internet e apresente alguma outra obra de arte (música, imagem, texto literário) com evidências das duas formas de manifestações culturais, justificando a resposta (2,0 pontos).

Resposta:

Imagem do Cristo Redentor( material) imagem do bumba-meu-boi( não material)

Justificativa:

Manifestação material é caracterizada pelos artefatos ( qualquer objetos produzidos artisticamente) e objetos em geral (arqueológico, paisagístico e belas artes).

Manifestação não material é a que compreende o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com