Sumaré
Artigos Científicos: Sumaré. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilikaas • 21/10/2013 • 438 Palavras (2 Páginas) • 847 Visualizações
O Serviço Social e a Cientificidade
Oito anos depois (1978) realizou-se o encontro de Sumaré (RJ), objetivando a cientificidade do Serviço Social. Este encontro registra o deslocamento da perspectiva modernizadora da arena central do debate e da polêmica e a disputar seus espaços e hegemonia com ressonância nos foros de discussão, organização e divulgação da categoria profissional. O desafio que ficou foi de discutir a construção do objeto do Serviço Social mediante um enfoque dialético que incorpore uma dupla perspectiva: a da ciência e a dos modos de produção das formações sociais e das conjunturas políticas.
Inicialmente o grupo preocupou-se em conceituar “cientificidade”, para tal escolheram a tese de Holward Goldstein por de tratar de uma obra ainda não muito conhecida no Brasil e pela riqueza de informações de elevado grau de sistematização que oferece dentro de uma linha simples e atualizada.
A noção coerente e precisa de cientificidade é adotar o caminho da análise sistemática.
A Cientificidade se desenvolveu em dois planos:
O de conteúdos: que é a elaboração de métodos e princípios para estabelecer resultados.
O de Normas (Critérios): que é procura de caminhos, excluindo alguns para que se oriente melhor para direções mais privilegiadas.
Para o autor Howard Goldstein a pratica do Serviço Social não é orientada pelos conceitos de uma única teoria. O autor também se preocupava em classificar os conhecimentos aplicáveis na moderna prática Social em quatro grandes níveis:
Conceitos gerais: Servem para organizar e expandir percepções e ajudar na aquisição das grandes bases de entendimento de certos fenômenos em termos conceptuais e hipotéticos.
Conceitos funcionais: Provem da compreensão de fenômenos particulares e, por sua objetividade e lógica; incluem-se, por exemplo, aspectos da teoria da comunicação e da dinâmica de grupo.
Estratégia: São iguais para eficiente e efetiva aplicação de conhecimentos em dadas situações.
Ações: São operações táticas; são os procedimentos explícitos empregados em relação a unidades sociais, problemas ou tarefas específicas, dentro de limites particulares.
Para ele o objetivo do Serviço Social é a orientação do processo de aprendizagem social, preparar os meios e as oportunidades pelos quais as pessoas podem alcançar achar alternativa organizar-se a respeito, caminhar livremente, havendo-se condições que interferem em sua vida produtiva. O autor oferece um modelo da prática do serviço social, que reúne:
Como processos desenvolvidos pelo sistema-cliente - a solução de problemas a aprendizagem;
Como processo desenvolvido pelo sistema-assistente social - a intervenção;
Como processo bidirecional - o processo de comunicação.
As áreas de filosofia das ciências e de sociologia e política são estudadas para serem tomadas como base para pesquisa. O Serviço Social caracteriza-se como prática ou disciplina profissional
...