Sustentabilidade: Empresa L&Construções
Pesquisas Acadêmicas: Sustentabilidade: Empresa L&Construções. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jessefranch • 24/3/2015 • 1.156 Palavras (5 Páginas) • 387 Visualizações
Anhanguera Educacional – Uniderp
Unidade Pelotas – RS
Ciências Contábeis
Teoria da Contabilidade
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Ciências Sociais
Cilene Wanglon da Cunha Duro – RA: 1299102053
Jessé Barcellos Franch – RA: 9910158669
Rodrigo Wegner da Fonseca – RA: 9910176086
Susane Silveira da Silva – RA: 9910158570
Thaís Nornberg da Silva – RA: 9675455245
Tutora – Magda Vargas dos Santos
Pelotas
4 de novembro de 2014
Sumário
1. Introdução;
2. Economia e meio ambiente podem sim andar juntos;
3. Sustentabilidade: bom para o bolso e o meio ambiente;
4. Sustentabilidade social nas empresas;
5. Relatório Final.
1. INTRODUÇÃO
Em tempos de discussão sobre o aquecimento global e responsabilidade social, adotar uma postura voltada para o caminho da sustentabilidade é de vital importância para aqueles que têm uma visão de longo prazo. Desde a última década, a sustentabilidade faz parte da agenda de várias empresas brasileiras publicas e privadas.
E assim sabendo que uma sociedade sustentável é aquela que não coloca em riscos os recursos naturais – água, solo, vida vegetal, ar – do qual depende. Assim, desenvolvimento sustentável é o modelo de desenvolvimento, que segue estes princípios. O conceito de sustentabilidade, portanto, representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
No entanto a construção civil tem em seu modelo de gestão um grande contraste em relação a sustentabilidade ambiental, já que a indústria da construção é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se internacionalmente que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos. Só no Brasil, a construção gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria.
A cadeia produtiva da construção tem um peso grande também em termos de emissões de carbono. Segundo a UNEP (United Nations Environment Programme), as edificações respondem por 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEEs) relacionadas ao consumo energético.
À medida que a urbanização avança – mais de 80% da população brasileira vive atualmente em áreas urbanizadas – medidas relacionadas à sustentabilidade deverão ser adotadas para garantir a elevação da qualidade de vida da população, e devido ao histórico acima relatado aconselhamos a empresa L&Construções a adotar um modelo de gestão baseado na política de sustentabilidade uma vez que a nossa atual sociedade de mercado se tendência a priorizar empresas voltadas a esse tipo de gestão, uma vez que há uma atual crescente em termos de mobilização sobre a preservação de nosso estimado planeta é de suma importância se adaptar a essa exigência do mercado.
2. Titulo da ação: Economia e meio ambiente podem sim andar juntos
Objetivo Ação Resultados esperados
1. Reservatório da água da chuva (cisternas). A. Aproveitamento da agua da chuva;
B. Diminui os impactos ambientais;
C. Economia financeira. Oferecendo a seus clientes um reservatório de agua da chuva, além de contribuir com o meio ambiente, a empresa traz economia nos custos da obra para seus clientes.
2. Tinta mineral natural. A. Não agride o meio ambiente;
B. Matéria prima retirada das jazidas certificadas;
C. Embalagens reutilizáveis e recicláveis. Pode ser usada em paredes, pisos e madeiras para todas as etapas da obra. Este produto não faz nem um mal a saúde e ainda ajuda a promover um ambiente saudável, livres de mofo e fungo, trazendo bem estar ao consumidor, economia e menos agressão ao meio ambiente.
3. Titulo da ação: Sustentabilidade: bom para o bolso e o meio ambiente.
Objetivo Ação Resultados esperados
1.Evitar desperdício de água potável. D. Instalar torneiras com fechamento automático
E. Trocar equipamentos antigos por econômicos;
F. Conscientizar os funcionários sobre a importância da economia de água,com ações simples como fechar as torneiras ao ensaboar as mãos; Proteger o meio ambiente e gerar lucros futuros devido a economia de água.
3. Contribuir para controlar o desmatamento. D. Comprar produtos reflorestados;
E. Desmatar em lugares autorizados;
F. Procurar matérias-primas certificadas que valorizem as florestas. Contribuir para a redução de gases do efeito estufa
4.
...