TEXTUAL INDIVIDUAL MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Dissertações: TEXTUAL INDIVIDUAL MICROECONOMIA E MACROECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aslopess • 3/11/2014 • 2.148 Palavras (9 Páginas) • 271 Visualizações
1.INTRODUÇÃO A FINALIDADE DESTE TRABALHO É DEMONSTRAR SOBRE A MICROECONOMIA E MACROECONOMIA, FALA SOBRE A INFLAÇÃO, TAXAS DE JUROS, TAXAS DE CAMBIO, MEDIDAS OU ESTATÍSTICA DESCRITIVA. A TAXA DE JUROS INDICA QUAL A PORCENTAGEM DE JUROS QUE O INVESTE NO CAPITAL NO PERÍODO DE TEMPO. A TAXA DE JUROS É O PREÇO DO DINHEIRO QUE SE PAGA OU QUE SE COBRA POR PEDI-LO EMPRESTADO. A TAXA DE CAMBIO É O PREÇO DE TROCA ENTRE MOEDA DE DOIS PAÍSES. É UMA ESPÉCIE DE UNIDADE DE PESO OU MEDIDA A SER APLICADA NO CAMPO ECONÔMICO, SERVINDO ASSIM COMO REFERENCIA DO CUSTO DE UMA DETERMINADA MOEDA EM RELAÇÃO À OUTRA. MEDIDAS OU ESTATÍSTICA DESCRITIVA É UM RAMO DA ESTATÍSTICA QUE APLICADA VÁRIAS TÉCNICAS PARA DESCREVER E SUMARIZAR UM CONJUNTO DE DADOS. ABORDA VÁRIOS OUTROS ASPECTOS RELACIONADOS COM A MICROECONOMIA, E A MACROECONOMIA. ABORDA TAMBÉM MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL E ÉTICA POLÍTICA E SOCIEDADE.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
INFLAÇÃO
A INFLAÇÃO É O QUE TRAZ O AUMENTO DE BENS E SERVIÇOS DO MERCADO NACIONAL, ONDE A INFLAÇÃO DIMINUI O PODER DE COMPRA E PROVOCA A MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA. A VARIAÇÃO DE PREÇOS DOS TRANSPORTES QUE SEMPRE TA AUMENTANDO OU DIMINUINDO ISSO NO MÊSDE AGOSTO, NO MÊS SEGUINTE AINDA QUE ITENS COMO ETANOL E GASOLINA TINHA FICADO MAIS BARATO.A PRESIDENTE PODERIA REAJUSTAR A INFLAÇÃO DOS PREÇOS PARA QUE OS INVESTIDORES E EMPRESÁRIO FIQUEM MAIS TRANQÜILOS.
TAXAS DE JUROS
A TAXA DE JUROS INDICA QUAL A PORCENTAGEM DE JUROS QUE O INVESTE NO CAPITAL NO PERÍODO DE TEMPO. A TAXA DE JUROS É O PREÇO DO DINHEIRO QUE SE PAGA OU QUE SE COBRA POR PEDI-LO EMPRESTADO. O FRACO CRESCIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA NO PRIMEIRO TRIMESTRE QUE ELEVOU A TAXA DO JURO BÁSICO DA ECONOMIA EM 0,5 PONTOS PORCENTUAL, PARA 8% AO ANO. PELA SEGUNDA REUNIÃO CONSECUTIVA A DECISÃO DE SUBIR O JURO MOSTRA QUE O COPOM ESCOLHEU CONTROLAR A INFLAÇÃO INDEPENDENTEMENTE DAS PRESSÕES. O MOVIMENTO FOI UMA RESPOSTA AOS ÂNIMOS EXALTADOS DO MERCADO QUE PERDER AOS POUCOS A CONFIANÇA NAS BASES ECONÔMICAS DO GOVERNO DILMA ROUSSEFF, E DA POPULAÇÃO QUE COMEÇOU A SENTIR NO BOLSO O FANTASMA DA ALTA DOS PREÇOS.
A TAXA DE JUROS SE FOR MONITORADA A RESPEITO DE TODOS OS FOCOS QUE ELA INFLUENCIA DESDE 1994 QUE ELA VEM SENDO CONTROLADO. SERIA UMA BOA HORA PARA MANTER NUM NÍVEL BAIXO É ASSIM PODER SUBIR O SALÁRIO MÍNIMO SEM QUE OS PREÇOS ALTEREM. A TAXA DE JUROS ESTÁ CADA VEZ MAIS ALTA MESMO ASSIM OS EMPRESÁRIOS PRECISAM DO DINHEIRO PARA INVESTIR NAS SUAS EMPRESAS, ENTÃO ELES VÃO AO BANCO E FICAM ENDIVIDADOS PARA NÃO DEIXAREM OS CONSUMIDORES FORA DE SUAS EMPRESAS. POR ISSO QUE ELES EMBUTEM JUROS NAS SUAS MERCADORIAS.
TAXA DE CÂMBIOA TAXA DE CAMBIO É O PREÇO DE TROCA ENTRE MOEDA DE DOIS PAÍSES. É UMA ESPÉCIE DE UNIDADE DE PESO OU MEDIDA A SER APLICADA NO CAMPO ECONÔMICO, SERVINDO ASSIM COMO REFERENCIA DO CUSTO DE UMA DETERMINADA MOEDA EM RELAÇÃO À OUTRA.
A TAXA DE CAMBIO É UMA MANEIRA DE FACILITAR A EXPORTAÇÃO E A IMPORTAÇÃO ENTRE PAÍSES.
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL
MEDIDAS DESCRITIVAS
MEDIDAS OU ESTATÍSTICA DESCRITIVA É UM RAMO DA ESTATÍSTICA QUE APLICADA VÁRIAS TÉCNICAS PARA DESCREVER E SUMARIZAR UM CONJUNTO DE DADOS. A ESTATÍSTICA DESCRITIVA É A PARTE DA ESTATÍSTICA QUE DESENVOLVE A DISPONIBILIZAR MÉTODOS PARA RESUMO E APRESENTAÇÃO DE DADOS POR MEIO DE MEDIDAS DESCRITIVAS, TABELAS, GRÁFICOS, DIAGRAMAS, COM O OBJETIVO DE FACILITAR A COMPREENSÃO E A UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTIDA ALI.
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
SÃO MEDIDAS QUE INDICAM A LOCALIZAÇÃO DE DADOS. SÃO UTILIZADOS PARA DETERMINAR O RESULTADO TÍPICO OU MÉDIO DE UM GRUPO DE RESULTADOS. MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL SÃO TRÊS MEDIA MODA E MEDIANA. MÉDIA - UM CONJUNTO DE DADOS NUMÉRICOS QUE SE OBTÊM DIVIDINDO A SOMA DOS VALORES DE TODOS OS DADOS PELO NUMERO DE DADO.
MODA – DE UM CONJUNTO DE DADOS AO DADO QUE OCORRE COM MENOR FREQUÊNCIA.
MEDIANA – COMEÇA POR ESCREVER OS DADOS POR ORDEM CRESCENTE OU DECRESCENTE. TENDÊNCIA CENTRAL É CARACTERÍSTICA DA DISTRIBUIÇÃO QUE CONSISTEM DA MÉDIA DA MEDIANA E DA MODA. A MEDIA É A MEDIA ARITMÉTICA DE UMA DISTRIBUIÇÃO DE ESCORESDADOS. OFERECE UM NÚMERO ÚNICO, SIMPLES QUE FORNECE UM RESUMO APROXIMADO DA DISTRIBUIÇÃO. É A ESTATÍSTICA MAIS USADA NAS PESQUISAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS.
A MEDIANA OCORRE DE UMA DISTRIBUIÇÃO, QUE INDICA O 50% PERCENTUAL. É O PONTO ACIMA DO QUAL HÁ 50% DOS ESCORES E ABAIXO DO QUAL HÁ OS OUTROS 50% USADO QUANDO SE QUER DIVIDIR UMA DISTRIBUIÇÃO DE ESCORES EM GRUPOS. A MODA O ESCORE DE MAIOR FREQUÊNCIA NUMA DISTRIBUIÇÃO MEDIDA DE TENDÊNCIA CENTRAL MENOS USADA POR OFERECER MENOS GRAU DE INFORMAÇÃO. A MEDIDA DE TENDÊNCIA CENTRAL É UM VALOR ÚNICO QUE TENTA DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS DE UM CONJUNTO DE DADOS, IDENTIFICANDO UMA POSIÇÃO CENTRAL DENTRO DO CONJUNTO DE DADOS.
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA
A AMOSTRAGEM SERÁ PROBABILÍSTICA QUANDO CADA ELEMENTO DA POPULAÇÃO TEM UMA PROBABILIDADE CONHECIDA E IGUAL DE SER SELECIONANDO. CASO CONTRÁRIO A AMOSTRAGEM SERÁ NÃO PROBABILÍSTICA, SEGUNDO ESSA DEFINIÇÃO, A AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA IMPLICA UM SORTEIO COM REGRAS BEM DETERMINADAS, CUJA REALIZAÇÃO SÓ SERÁ POSSÍVEL SE A POPULAÇÃO FOR FINITA E TOTALMENTE ACESSÍVEL.
É O ESTUDO DE UM PEQUENO GRUPO DE ELEMENTOS RETIRADO DE UMA POPULAÇÃO QUE SE PRETENDE CONHECER ESSES PEQUENOS GRUPOS RETIRADOS DA POPULAÇÃO SÃO CHAMADOS DE AMOSTRAS. AMOSTRAS PROBABILÍSTICAS, ISTO É AMOSTRAS EM QUE TODOS OS SUJEITOS INCLUÍDOS NA GRELHA DE AMOSTRAGEM TÊM A MESMA PROBABILIDADE DE SEREM ESCOLHIDOS PARA VIREM A INTEGRAR A AMOSTRA.
MEDIDAS DE DISPERSÃO
AS MEDIDAS DE DISPERSÃO SERVEM PARA INDICAR A OCORRÊNCIA DE MUITAS DISCREPÂNCIAS ENTRE O VALOR MÍNIMO E O VALOR MÁXIMO DE UM CONJUNTO DE DADOS. ESSAS MEDIDAS INDICAM SE OS DADOS ESTÃO CONCENTRADOS OU DISPERSOS E O QUANTO SÃO ADEQUADOS
...