TIPOS DE FINANCIAMENTO
Seminário: TIPOS DE FINANCIAMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xlinhaalves • 27/10/2013 • Seminário • 666 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
MODALIDADES DE FINANCIAMENTO
Fonte: Sebrae
Conheça as modalidades de financiamento e identifique a que melhor se encaixa em sua necessidade.
TIPOS DE FINANCIAMENTO
Crédito para Capital de Giro
São operações de crédito que visam disponibilizar recursos necessários à manutenção da atividade operacional no dia-a-dia. Ou seja, são os valores representados por itens como caixa, bancos, contas a pagar e a receber, folha de pagamento, estoques e outros compromissos de curto prazo.
Os empréstimos para capital de giro podem ser liberados de duas formas:
• Isoladamente, também chamado de capital de giro puro. Na maior parte das situações, este tipo de empréstimo não necessita comprovar sua destinação;
• Associado a investimentos fixos, conhecido como capital de giro associado. Destinado à compra de insumos e / ou mercadorias, decorrentes do investimento realizado.
Crédito para Investimento Fixo
São operações de crédito, normalmente de longo prazo, que têm o objetivo de financiar a implantação, expansão, relocalização, modernização ou reposição de máquinas, equipamentos, móveis, utensílios e veículos, bem como o financiamento de obras civis e instalações do empreendimento. Outra forma de conceituá-lo é afirmar que estas operações financiam os ativos imobilizados das empresas, que são os itens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento das atividades da empresa.
Crédito para Investimento Misto
São as operações de crédito que financiam o investimento fixo e o capital de giro associado. Esta modalidade é também bastante utilizada, pois em muitos financiamentos o empreendedor, ao adquirir um ativo imobilizado, necessita de certa quantia de recursos para o funcionamento do negócio, como, por exemplo, a aquisição de matérias-primas, mercadorias e demais despesas de manutenção da atividade.
OUTRAS FORMAS DE FINANCIAMENTO
Existem outras formas de se alavancar recursos para o negócio. Conhecê-las é importante, pois elas podem representar o aumento do acesso das micro e pequenas empresas ao crédito, a redução dos custos financeiros e a redução da necessidade de capital de giro.
Antecipação de receita
Os recebíveis, ou seja, os valores que se têm a receber das vendas a prazo, podem ser convertidos em recursos disponíveis à vista ou em garantias de empréstimos. Dentre eles os mais usuais são:
• Desconto de duplicatas e promissórias
A empresa cede esses títulos para o banco e obtém capital de giro para alavancar seus negócios, antecipando os recebimentos de suas vendas a prazo.
• Desconto de cheques
Os cheques pré-datados são entregues e descontados antecipadamente no banco, que fornece à empresa recursos para cobrir eventuais necessidades de caixa.
• Faturas de cartões de crédito
A empresa cede seus créditos futuros para o banco e obtém capital de giro para alavancar seus negócios, colocando as faturas
...