TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE SERVIÇO SOCIAL

Exames: TRABALHO DE SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  4.975 Palavras (20 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 20

Centro Universitário Plínio Leite/ Anhanguera

Graduação em Serviço Social

PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA TERCEIRA IDADE NO PROJETO CONVIVER COM IDOSO NO MUNICIPIO DE ITABORAÍ

Por:

Jacqueline Roque

Adriana Peluzia

Niterói

2012

CAPITULO I

1.1 Município de Itaboraí

A história do municipio de Itaboraí esta relacionada a historia da extinta Vila de Santo Antônio de Sá ou Vila de Santo Antônio de Macacu.

O municipio nasceu no ano de 1672 com a inauguração de uma capela dedicacada a São Joao batista substituida por outro templo em 1693.

De 1700 a 1800, a freguesia de São João de Itaboraí apresentou um notável desenvolvimento. Em 1778, era a mais importante freguesia da Vila de Santo Antônio de Sá, considerada um grande centro agrícola. Em 1780, grande parte do açúcar produzido pelos oitenta engenhos das freguesias próximas era embarcada em caixas de madeira nos catorze barcos pertencentes ao porto (daí o nome Porto das Caixas).

Em 1829, a Freguesia São João de Itaboraí foi atingida por uma epidemia de malaria causando muitas mortes e grande prejuízo para a região. Em 15 de janeiro de 1833, através de um Decreto Imperial, a freguesia foi elevada à categoria de Vila e, a 22 de maio do mesmo ano, instalou-se a primeira camara dos vereadores.

A partir de 1850, os transportes fluviais foram gradualmente substituídos pelos ferroviários e, em 23 de abril de 1860, com a inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro niteroi-Cantagalo, Itaboraí consolidou a sua importância econômica, pois recebia toda a produção de gêneros do nordeste fluminense pela ferrovia e a enviava em embarcações pelo Rio Aldeia até o Rio macacu, deste seguinte até a Baia de Guanabara para ser comercializada. Contudo, a Vila de Santo Antônio de Sá começou a entrar em decadência, pois perdia a sua condição de entreposto comercial.

Em 5 de julho de 1874, foi inaugurada a Estrada Ferro-Carril Niteroiense, partindo de Maruí, em Niteroi, até Porto das Caixas. A estrada fazia a ligação de Nova Friburgo e Cantagalo diretamente ao porto da capital da província, Niterói, substituindo o transporte fluvial realizado através de Porto das Caixas. A construção da estrada foi uma das principais causas do declínio do porto e, por consequência, da Vila de São João de Itaboraí, este também agravado pelalibertação dos escravos, que levou muitos fazendeiros à falência.

Apesar do início da construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (COMPERJ), Itaboraí ainda é um município rural, possuindo grande parte de seu território ocupado por propriedades rurais com uma população etimada de 210780 habitantes, segundo o senso de 2010.

De lá sairam pessoas importantes na cultura brasileira como o escritor Joaquim Manuel de Macedo, o ator Joao Caetano, o politico e jornalita Alberto torres e Joaquim Jsoe Rodrigues Torres, o visconde de Itaborai.

A cidade possui um estádio municipal o Alziro de Almeida (Alzirão), com capacidade para 4.000 espectadores. A principal agremiação futebolística da cidade é a Associação desportiva de Iaborai, que se sagrou vice-campeã estadual do antigo estado do Rio de Janeiro em 1977.

As principais atividades econômicas do município são: Manufatura-ceramica (decorativa e utilitaria), fruticultura, agricultura de subsistencia, apicultura, pecuaria extensiva, extrativismo mineral e o setor terciario (comercio e serviços).

O município de Itaboraí possui clima tropical, chuvoso noverão e seco no inverno. Sua temperatura média anual é de 25°C.

A vegetação atual do município é composta em maior parte por pastagens, mata de encosta, mangues e brejos. Os remanescentes de matas são observados nos setores mais íngremes e elevados nas serras do Barbosão e do Lagarto. São matas tipicamente secundarios resultantes da regeneração natural, pois concentraram muita exploração de madeira para a obtenção de carvão e lenha no passado. No restante do município, as matas encontram-se muito fragmentadas e aparecem em locais isolados.

Os manguezais ocupam grande parte da desembocadura dos rios que desaguam na baia de Guanabara em áreas de pouco declive cortadas pelos rios macacu e Guaxindiba.

As características do relevo do município são bem peculiares entre si. As maiores altitudes da cidade são encontradas na serra do Barbosão, a leste, na divisa com Tanguá, nas serras do Lagarto e Cassorotiba do Sul, na divisa com o município de Marica. Nas demais localidades, no norte e no oeste do município, predominam as Planicies, onde estão concentrados os rios que convergem para a baia de Guanabara. Entre as planícies e as serras, observa-se um relevo suavemente ondulado, com morros que raramente ultrapassam os cinquenta metros.

1.2 Históricos do Projeto Conviver com Idoso

Dados Institucionais do Projeto Conviver com o Idoso

Endereço:

Sede: Rua Dr. Pereira dos Santos s/no. (Ao lado do restaurante popular). CEP: 24800-000 Itaboraí-RJ

Terça e sexta-feira de 08h00min as 09h00min Telefone: 3633-1535

Assistente Social: Karla Christina de Sá Pereira

CRESS 19842 / 7ª. Região

Não existe nenhum arquivo ou registros que falem do projeto que estejam documentados.

O único contato com a historia do projeto que tivemos foi com uma conversa informal com a Coordenadora Tânia de Almeida que nos transmitiu algumas informações, visto que, ela e uma das fundadoras do Conviver com o Idoso.

O Projeto teve inicio no ano 1990, durante a gestão do governo Sergio Soares em respostas ao apelo da população idosa que se sentiam ociosa. Em razão disso, A Tânia formou um grupo de Idosos no Rotary Club, reunindo os idosos uma vez por semana, Iniciando com três ou quatro pessoas e com a expansão chegando ate a 60 idosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com