Tecnologia De Gestão
Pesquisas Acadêmicas: Tecnologia De Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mano16734 • 16/11/2013 • 964 Palavras (4 Páginas) • 237 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Curso de Ciências Contábeis - Bacharelado
Tecnologia de Gestão
Atividade de Autodesenvolvimento, 3º NA do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, da Universidade Anhanguera Educacional - sob a coordenação da Prof º Luciana Gonçalves Gomes.
Santo André
2013
Introdução
Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma.
A proposta deste trabalho é falar sobrea a importância da ferramenta de gestão o Balanced Scorecad- BSC e os Seis Sigma, eles são imprescindíveis para uma empresa que quer ser umas das melhores no mercado, as que não usam essas ferramentas não tem uma desenvoltura eficaz, cada vez mais a falta dessas ferramentas não aplicável, chega a falência, fechando as portas, e deixando muita gente sem emprego, por não saber planejar e organizar de forma adequada, o BSC é um mecanismo para implementação da estratégia e não para sua formulação, Seis Sigma define aspecto específico de identificação e avaliação de risco operacional, de melhoria de processo de qualidade. É exatamente o que o trabalho destacará, a importância de se ter criado essas ferramentas. Mostrará também caso de sucesso e caso que tenha ocorrido alguma implicação durante a aplicação.
BALANCED SCORECARD (BSC) E SEIS SIGMA
O Seis Sigma é um projeto de análise de problemas que busca a melhoria nos processos da organização tendo o objetivo de sempre alcançar favoráveis resultados financeiros e intenso foco nos clientes. Nesta base existe um método chamado DMAIC, este é constituído por um conjunto de cinco fases bem definidas, onde cada problema ou oportunidade será definido, mensurado, analisado, melhorado e controlado diante dos seguintes questionamentos: 1º Qual é o problema? 2º Como e onde estamos? 3º Quais as causas? 4º Onde e como podemos melhorar? e 5º Como assegurar a melhoria?
O Balanced Scorecard (BSC) é outro instrumento de gestão conhecido pela sua capacidade de ligar o planejamento estratégico à execução estratégica, sendo uma das maiores causas do insucesso na consecução dos planos estratégicos das empresas. Todos os temas estratégicos são desdobrados dentro das várias perspectivas em objetivos e fatores críticos de sucesso. Estes por sua vez, desencadeiam uma série de ações e projetos que são medidos e acompanhados por um sistema de medição formado por diversos indicadores estratégicos.
A Armco é uma empresa especializada na manufatura do aço, adquirindo a matéria-prima de grandes usinas e beneficiando-a para a comercialização com as indústrias, sendo o segmento automobilístico um de seus maiores clientes. Para melhorar as práticas de gestão decidiu investir em um sistema de Balanced Scorecard (BSC). O objetivo era automatizar o acompanhamento dos indicadores, até então um processo manual, e criar um portal, de onde estes seriam analisados, com o suporte de uma solução de BI. A implantação de um portal de BSC, apoiado em uma solução de BI, garantiu o alinhamento da gestão com a estratégia, permitindo o planejamento e o relatório do desempenho dos indicadores que descrevem e monitoram essa estratégia e melhoria do processo decisório.
Outro caso de sucesso ocorreu com a GE uma organização que desenvolve projeto para reduzir o número de transportadoras que prestam serviço às suas 14 unidades de negócios na América Latina. A empresa adotou o sistema dos Seis Sigma e ao final do processo atingiu o objetivo de reduzir o numero de transportadores de 136 para no máxima 30, além de ter proporcionado identificação de talentos.
De acordo com a análise, observasse que as duas ferramentas de qualidade mencionadas constituem programas de melhorias com grandes benefícios resultantes em vantagem competitiva. Mas é importante ressaltar que podem ocorrer devidas implicações durante o processo das ferramentas devido a má aplicação, ocasionando erros ao estabelecer uma prioridade sobre que fatores devem ser levados em consideração: (todos os fatores da organização devem ser levados em consideração, mas deve existir uma prioridade em torno de alguns deles, ou seja, os que forem relevantes
...