Tendências teóricas e concepçôes de educaçâo
Pesquisas Acadêmicas: Tendências teóricas e concepçôes de educaçâo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: webley • 21/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.663 Palavras (11 Páginas) • 192 Visualizações
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÂO........................................................................................................6
2- DESENVOLVIMENTO..............................................................................................7
2.1EDUCAÇÂO, CULTURA E SOCIEDADE.................................................................7
2.2TENDÊNCIAS TEÓRICAS E CONCEPÇÔES DE EDUCAÇÂO..............................7
2.3 A TENDÊNCIA REDENTORA.................................................................................7
2.4 TENDÊNCIAS REPRODUTIVISTA ........................................................................7
2.5 TENDÊNCIAS TRANSFORMADORAS...................................................................7
3. A RELAÇÂO PROFESSOR – ALUNO......................................................................8
3.1 A IMPORTANCIA DA FAMILIA NA FORMAÇÂO DOS FILHOS.............................9
4. BOTÂNICA..............................................................................................................10
4.1 Fungos...................................................................................................................10
4.2 INFORMAÇÕES SOBRE OS FUNGOS................................................................10
4.3 Fungos Utilizados Por Nós....................................................................................11
5. ECOLOGIA..............................................................................................................12
5.1 NIVÉIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS...............................................12
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................13
7. Referências.........................................................................................14
1 – INTRODUÇÂO
No trabalho que realizei foi muito importante para conhecermos os módulos, e refletir no nosso cotidiano para colocarmos em prática no nosso dia a dia.
A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos. Os fungos constituem um grupo de microrganismos que têm grande interesse prático e científico para os microbiologistas. Suas manifestações são familiares: todos já viram os crescimentos em laranjas, limões e queijos, nas prateleiras de armazéns. De um modo geral, os fungos incluem os bolores e as leveduras. A palavra bolor tem emprego pouco nítido, sendo usada para designar os mofos, as ferrugens e o carvão. Enfim, podem ser úteis ao ser humano auxiliando na produção de bens de consumo, mas também prejudicial á saúde causando doenças. O que será abordado abaixo são estudos com bases na reprodução, características, vida, estrutura e utilização desse ser para o beneficio do homem.
Espero que este assunto possa ser agradável, e acima de tudo que atinja os meus objetivos que é uma ampla abordagem temática para ampliação da aprendizagem.
E assim, formar sujeitos, não meros participantes, mas agentes de atuação contribuindo para a transformação da sociedade brasileira, em uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna, com melhores condições de vida para todos.
2- DESENVOLVIMENTO
2.1EDUCAÇÂO, CULTURA E SOCIEDADE
2.2TENDÊNCIAS TEÓRICAS E CONCEPÇÔES DE EDUCAÇÂO
Luckesi categorizou as concepções de educação de três grandes tendências teóricas que interpretam o papel da educação na sociedade:
• Educação como redenção da sociedade – tendência redentora;
• Educação como reprodução da sociedade – tendência reprodutivista;
• Educação como transformação da sociedade – tendência transformadora;
2.3 A TENDÊNCIA REDENTORA
Esta tendência acredita que a educação tem poderes quase absolutos sobre a sociedade. Seria aquela na qual a prática educativa serve, apenas, para reforçar os laços sociais, objetivando garantir a perfeita integração do indivíduo à sociedade. Contudo, essa é uma forma ingênua e não crítica de compreender a relação entre educação e sociedade, visto que a educação interfere absoluta nos destinos e comportamentos de toda a sociedade. Aquele que segui esta tendência afirma que a educação sozinha pode realizar as transformações sociais necessárias, e para isso devemos concentrar esforços nas gerações novas formando suas mentes e dirigindo suas ações com base nos ensinamentos escolares.
2.4 TENDÊNCIAS REPRODUTIVISTA
NA tendência reprodutivista acredita – se que a educação não consegue transformar a sociedade e que o melhor e preparar os alunos para que se adaptem. A sociedade necessita reproduzir – se para peremiza- se e, para isso, a escola garante o “o saber Fazer” e o “Saber Comportasse” assim a escola tornar- se instrumento da sociedade dominante, conduzindo não só à aprendizagem “Saber”, mas também do “Saber Comportar - se.
2.5 TENDÊNCIAS TRANSFORMADORAS
A tendência transformadora propõe a formação do sujeito para construir sua própria historia e transformar a sociedade.
Consciência de que efetivar esse processo dentro da sociedade é muito difícil por causa da astúcia desenvolvida por tal sistema para confundir os anseios dos educadores. Mas se propõem a esta tarefa por acreditar que se precisa viabilizar contramaré. DA ingenuidade e perdição da crença na capacidade dos ser humano em ser sujeito da própria historia, por isso é necessário que os educadores reflitam sobre os sentido da educação em seu tempo. Para não se deixar cair em amatilhar que podem estar a serviço da sociedade.
3. A RELAÇÂO PROFESSOR – ALUNO
As
...