Teoria Da Administração
Monografias: Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 8042760711 • 7/4/2014 • 2.968 Palavras (12 Páginas) • 174 Visualizações
Sumário
Introdução Pág.2
Teoria da Administração Pág. 3
O Impácto da Revolução Industrial Pág. 3
Revolução Industrial Tecnológico Pág. 3 e 4
Economia e Política Pág.4
Administração como Tática Social Pág. 4
As três eras da Administração no século XX Pág. 4 e 5
Escola Clássica Pág. 5
Escola Neoclássica Pág. 6
Escola Burocrática Pág. 6
Escola Humanista Pág. 7
Teoria da Comportamentalista Pág. 7
Teoria da Estruturalista Pág. 7 e 8
Teoria das Relações Humanas Pág. 8 e 9
Comparação do Tempo Moderno para hoje Pág. 9
Gerenciamento e Infraestrutura da “Q Pão” Pág. 10 e 11
Organograma da Padaria “Q Pão” Pág. 11
Gestão da Qualidade Pág. 12
Conclusão Pág. 13
Referências Bibliográficas Pág.14
Introdução
Ao falarmos de administração, estamos falando de tudo e de todos, indiferentemente de sua raça, credo, cultura, classe econômica, religião e de sua área profissional. Envolvem nossas famílias, vizinhança, ciclo profissional, acadêmico, politica; ela esta presente nas coisas mais simples do nosso dia a dia, desde quando nossos pais organizam nossas famílias, nossos estudos e empregos.
Com princípios nascidos desde a revolução industrial, todo o trabalho de Administração só vem aprimorando cada dia mais.
Devido à falta de estrutura e problemas governamentais essa matéria que é mais que necessária para a vida de toda a sociedade, demorará muito para ser inclusa na grade curricular do ensino fundamental e médio.
Neste trabalho estaremos abordando um pouco da historia da administração, conceitos, exemplos, entendimentos diferentes.
Teoria da Administração
Como novas tecnologias de processos de produção, construção de máquinas e legislação para proteger o trabalhador, a gestão das indústrias passou a ser a preocupação dos proprietários. A prática ajudou escolher métodos empíricos. O desafio era dirigir batalhões de operários da nova classe proletária para operar máquinas cuja com plexidade crescia e produzir mais produtos melhores e de menor custo.
Os produtos passaram a ser fabricados em operações que se sucediam por operários especializados em tarefas específicas. A produção industrial provocou uma mudança profunda na estrutura empresarial e econômica da época, mas não chegou a influencia os princípios de administração das empresas. Alguns empresários baseavam suas decisões tendo por modelos as organizações militares ou eclesiásticas.
O Impácto da Revolução Industrial
O inicio da história da Administração foi uma história de cidades, de países, governantes, exércitos e da igreja. A revolução industrial provocou mudanças.
• Aparecimento das fabricas e das empresas industriais.
• Substituição do artesão pelo operário especializado.
• Crescimento das cidades e a necessidade de administração pública.
• Surgimento dos sindicatos como organização proletária.
• Inicio do marxismo em função da exploração capitalista.
• Doutrina social da igreja para mediar o conflito entre capital e trabalho.
• Primeiras experiências sobre administração de empresas.
• Consolidação da administração como área de conhecimento.
• Inicio da era Industrial que se prolonga até a última década do século XX.
A revolução industrial teve início na Inglaterra e é dividida em duas épocas distinta:
• 1780 a 1860: Primeira revolução industrial ou revolução do carvão e do ferro;
• 1860 a 1914: Segunda revolução industrial do aço e da eletricidade
Revolução Industrial – Tecnológica
Hoje o capital não se acumula mais no dinheiro, mas na informação. Quem tem informação tem poder. Antes da Revolução Industrial, o moinho de vento representava o mundo agrário e primitivo. A máquina a vapor e a lâmpada elétrica marcaram a era Industrial. O emblema do mundo na era da informação e no terceiro milênio é o computador. A informática e a reestruturação do capitalismo. É ela que dinamiza os processos de produtividade, competitividade, circulação de mercadoria, administração das organizações, e responde pelo fenômeno da globalização do mercado, que não seria possível sem a rede de conexões entre os agentes econômicos e financeiros do mundo todo.
A tecnologia sempre foi associada aos conceitos de automoção, velocidade, precisão e rapidez com advento ao Internet e sua incrível capacidade de interconectar pessoas e organizações a um baixo custo, a tecnologia tem um papel de facilitadora dos processos de negócios. No e-business, tecnologia significa outra coisa: ela é o próprio ambiente de negócios em que aparecem as oportunidades e no qual são realizadas as transações.
Econômica e Política
A economia e a política são áreas bastante interligadas.
A política fixa as instituições sobre as quais se desenvolverão as atividades econômicas. Nesse sentido, a atividade econômica se subordina á estrutura e ao regime político do país. As prioridades de política econômica (crescimento, distribuição de renda, estabilização) são determinadas pelo poder político.
...