Teoria Do Medalhão
Casos: Teoria Do Medalhão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PMElias • 11/2/2014 • 250 Palavras (1 Páginas) • 205 Visualizações
Unidade 03
Podemos verificar em Teoria do Medalhão, de Machado de Assis, uma análise do comportamento de alguns membros da sociedade, onde o autor descreve-os de maneira extremamente clara, precisa, usando como pano de fundo uma conversa "inocente" como a de um pai com um filho para ridiculariza-los.
O tom irônico da fala de um dos personagens (o pai) revela, obviamente, a denúncia feita pelo autor por trás do conto em relação a uma sociedade burguesa medíocre e arrogante, que prega o sucesso a qualquer preço, mesmo à custa do empobrecimento da vida interior e das relações humanas.
Através de Teoria do medalhão podemos observar Machado de Assis como um crítico afiado da sociedade brasileira no que ela tem de mais profundo e perceber suas principais doenças, tais como a mediocridade condecorada, a hipocrisia, entre outras. O conto é um manual para todo homem que almeja ter prestígio, ser reconhecido pela sociedade, e que elimina qualquer expressão da subjetividade em nome da absorção ao senso comum, à opinião da maioria.
Esse texto nos mostra o que um individuo deve fazer para se consagrar na sociedade, uma vez que ela possui seus princípios e quem quiser se destacar e obter vantagens nessa sociedade, terá que abrir mão de suas opiniões e pensamentos em troca de poder, consideração e vantagens, situações essas que podemos verificar nos dias atuais em partidos políticos, organizações diversas e grupos políticos e econômicos.
REFERÊNCIAS
WITKOSKI, Antônio Carlos; Sociologia. Manaus. S/E.
MACHADO de Assis. Papéis Avulsos. Rio de Janeiro, Livraria Garnier, 1999.
...