Teorias da Cultura
Por: Natalia Alves • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 294 Palavras (2 Páginas) • 345 Visualizações
Curso: Psicologia |
Disciplina: Diversidade Étnico-Cultural |
Tutor: Erica Tonietti de Oliveira |
Aluno (a): Natalia Alves França |
Data de entrega: 13/09/2015 |
ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO II - TEORIAS DA CULTURA
As teorias antropológicas nos ajudam na compreensão das diversas formas de manifestação cultural em distintas organizações sociais, dentre elas temos o Evolucionismo, o Difusionismo, o Funcionalismo e o Estruturalismo.
A partir de contato com novos povos, o homem europeu pôde perceber que existiam diferentes culturas, fazendo surgir as explicações de caráter monogeísta e poligenia que estão dentro da teoria de Evolucionismo. Monogeísta afirmava que o homem deveria passar por um estágio de evolução onde começaria no estágio primitivo e iria para o estágio mais evoluído (civilização). Poligenia defendia que as diferenças se davam devido aos locais em que os homens viviam.
O Difusionismo veio para contrariar a teoria de Darwin (Evolucionismo), pois alguns antropólogos como Eliot Smith acreditava que a diferença cultural se deu pela junção de características criadas de um único centro. Porém, nesta teoria, Franz Boas que criou uma teoria relativista voltada ao evolucionismo que mostrava que uma determinada coisa podia ter significados diferentes de acordo com a sua cultura, juntando então as duas teorias de Evolucionismo e Difusionismo.
No Funcionalismo os antropólogos se voltam para o determinismo onde o homem forma sua cultura de acordo com suas necessidades, ou seja, suas condições físicas que vão moldar suas atitudes e formar a cultura do lugar onde vive.
Na Estruturalista, Claude Levi-Strauss que dá origem aos pensamentos defendidos desta teoria. Ele fez estudo com uma tribo indígena Brasileira o que fez afirmar que todo homem tem o “pensamento selvagem”, igualando o homem primitivo ao civilizado.
Diante dessas teorias, podemos notar uma grande mudança, pois na primeira colocava uma cultura submissa à outra, e na última teoria, nenhuma cultura é superior à outra, dando lugar à igualdade.
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