Trabalho Apresentado às Disciplinas De Fundamentos E Teoria Organizacional, Comunicação E Linguagem, Homem, Cultura E Sociedade, Comportamento Organizacional
Ensaios: Trabalho Apresentado às Disciplinas De Fundamentos E Teoria Organizacional, Comunicação E Linguagem, Homem, Cultura E Sociedade, Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: totopa • 26/5/2014 • 2.727 Palavras (11 Páginas) • 2.322 Visualizações
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL I.
Trabalho apresentado às disciplinas de Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
Paulo Afonso-BA
2013
Sumário
Introdução 04
1 A abordagem clássica, humanista e comportamental das Teorias da Administração 05
2 Os elementos da comunicação e a importância da comunicação eficaz na administração 09
3 A relação social homem espaço e o surgimento do modo de produção capitalista 10
4 Atitudes e motivação: As teorias da motivação, a motivação e sua relação com o desempenho e o ciclo motivacional 11
Considerações Finais 13
Referencias 14
Introdução
A complexidade do trabalho nas organizações, as suas múltiplas e variadas demandas, os novos ambientes de produção e a competitividade crescente no mundo dos negócios tem como a necessidade de valorizar os empregados e de criar condições favoráveis para maximizar o seu desempenho e a sua satisfação no trabalho.
Atualmente, observam-se na pesquisa e na prática organizacionais, mudanças importantes nas estratégias motivacionais utilizadas nas organizações. A tendência é substituir as estratégias centradas na recompensa associada ao desempenho esperado por um estilo de vida organizacional que promova o bem-estar e a felicidade do empregado no trabalho. A motivação laboral é uma das áreas em pesquisa e gestão de recursos humanos, que tem sido sempre orientada por uma abordagem positiva e humanizadora do ambiente de trabalho, procurando encontrar caminhos para ajudar o trabalhador a satisfazer as suas necessidades no trabalho e a se realizar profissionalmente nele.
As teorias motivacionais podem ser entendidas como uma tentativa incessante e progressiva para identificar fontes de prazer que o trabalhador encontra ou pode encontrar no seu ambiente de trabalho. Essas fontes parecem encontrar-se no próprio trabalhador, no ambiente de trabalho e na interação entre os dois.
O presente trabalho tem como objetivo analisar interdisciplinamente as abordagens clássica, humanista e comportamental das Teorias da Administração, bem como avaliar os elementos da comunicação e a sua importância na administração; Entender a relação social homem espaço e o surgimento do modo de produção capitalista, e relacionar as atitudes e motivação, através das teorias da motivação, e sua relação com o desempenho e o ciclo motivacional, por meio de um modelo de motivação no trabalho a partir do perfil motivacional do trabalhador.
Desenvolvimento
1. A abordagem clássica, humanista e comportamental das Teorias da Administração.
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.
Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios básicos, onde Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:
01- Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica.
02 - Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
03 - Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contraordens.
04 - Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.
05 - Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
06 - Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.
07- Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.
08 - Centralização - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.
09 - Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.
10 - Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.
11 - Equidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.
12 - Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.
13 – Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.
14 - Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe.
Tendo
...