Testes yoga aplicado a marxismo
Por: joaosss55 • 14/4/2015 • Resenha • 2.355 Palavras (10 Páginas) • 430 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
OPERAÇÃO DE PÁTIOS DE AERONAVES EM AEROPORTOS
São Paulo
2012
ANDRÉ FERREIRA
DANILO VIEIRA
LUANA FERNANDES
RODOLFO SORRENTINO
MARCELLO ANTONUCCI
MARCO SILAMI
ULISSES DIMAURO JUNIOR
OPERAÇÃO DE PÁTIOS DE AERONAVES EM AEROPORTOS
Trabalho apresentado a disciplina de Gestão de Logística na Aviação Civil, do curso Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. Ms. Antonio Pires de Carvalho.
São Paulo
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Desde o início da década de 80, até os dias de hoje, a indústria do transporte aéreo vem apresentando um expressivo e contínuo crescimento de demanda em todas as suas áreas. Análogo a esse crescimento, temos um aumento evidente do fluxo de operações nos aeroportos, que por sua vez, quando mal administrado, acaba gerando atrasos, congestionamentos e desconforto, afetando negativamente a receita e a já pequena lucratividade das empresas aéreas.
Tal crescimento sem precedentes, especialmente na região de São Paulo, deve ser analisado de maneira particular, uma vez que estudar a história do transporte aéreo em nosso país é também estudar a própria formação social, econômica e cultural do Brasil.
O que se pretende aqui é a introdução de uma breve análise sobre a operação de pátios de aeronaves em aeroportos. Veremos em sequência que uma boa operação de pátios atua diretamente na qualidade total de produtos e serviços oferecidos por determinada companhia. Apresentaremos a área, dissertaremos sobre suas principais características e também será possível verificar que soluções para atender a demanda atual e futura, tornam-se uma necessidade atual de enorme relevância.
Espera-se que esse trabalho seja um ativo instrumento na divulgação de conhecimento e na produção de novas linhas de pesquisa.
Introdução da Área
Para podermos introduzi-los neste trabalho, será necessário o conhecimento das seguintes definições:
Aeródromo: Área definida à chegada, partida e movimentação de aeronaves.
Aeronave: Todo aparelho manobrável em voo, apto a se sustentar, a circular no espaço aéreo e capaz de transportar pessoas ou coisas.
Área de Manobras: Parte do aeródromo destinada e pouso, decolagem e táxi de aeronaves, excluídos os pátios.
Área de Movimento: É a Área de Manobras acrescentada os pátios.
Área de Pouso: Será a parte do aeródromo em que acontecem os pousos e decolagens.
Área de Sinalização: Área do aeródromo em que se obtêm indicações de pistas, taxiway e pátios.
Controle de Aproximação: Órgão definido a prestar serviços para aeronaves que pretendam pousar ou decolar em determinados aeródromos.
Controle de Solo: Posição na Torre de Controle em que é estabelecida uma frequência para que se possa coordenar as aeronaves e veículos na Área de Movimento de um aeródromo.
Pátio: Área de um aeródromo definido a estacionamento de aeronaves, embarque e desembarque de passageiros ou carga, reabastecimento ou manutenção.
De certa forma, o movimento de aeronaves, veículos e pessoas em um aeródromo deve ser restringido ao essencial, evitando qualquer movimentação em desordem ou sem consciência do Controle de Solo, sendo reduzidas as chances de um acidente com aeronaves, pessoas e veículos, e que todos esses movimentos sejam executados respeitando também pinturas e sinalizações do aeródromo.
Conceito Técnico de Área
O Pátio de aeronaves é uma parte operacional do aeródromo, estabelecida para fins de embarque ou desembarque de passageiros, carga ou mala postal, reabastecimento, estacionamento ou manutenção de primeiro escalão em nível nacional, local e setorial que abrange hipótese de diversos patamares de ameaça de atos ilícitos contra a segurança de voo, com procedimentos definidos buscando garantir a continuidade de atividades.
Composição da Área
Um aeródromo é composto pela parte aérea e parte terrestre. O lado terrestre inclui os gates, terminais, áreas de apoio como, parque de combustíveis, hangares, comissária e outras facilidades, que já tornariam o aeródromo um aeroporto. O lado aéreo seria a Área de Movimento.
Os pátios de estacionamento podem ser distinguidos como pátio de terminal de passageiros, pátio de permanência, pátio de manutenção e pátio de cargas.
Na maioria dos casos os pátios de estacionamento são localizados próximos ao terminal de passageiros, para que a aeronave fique mais facilmente acessível pelos passageiros e por todos que irão prestar serviços de apoio às aeronaves, como limpeza, entrega de comissaria, abastecimento e demais serviços.
As aeronaves devem estar em posições especificas para que se possam prestar os serviços, sendo o espaço chamado de Boxe ou Remotas. As áreas nomeadas de Boxes são destinados ao estacionamento da aeronave e só poderão ser utilizados por aeronaves que se enquadrem em certos requisitos. As Remotas são áreas em que os passageiros desembarcam através de escadas móveis, ou no caso de aeronaves executivas em que possuem sua própria escada acoplada à porta, e são encaminhados ao saguão por meios próprios ou com auxílio de veículos.
NORMAS E PROCEDIMENTOS
A operação de pátio, por ser uma atividade que sem a devida regulamentação e cautela pode trazer riscos, deve ser regulamentada e padronizada, a fim de minimizar as possibilidades de acidentes ou eventuais riscos às pessoas que nela estão envolvidas.
As normas e procedimentos seguidos por determinada companhia aérea devem seguir, de maneira geral, o que é regulamento pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) através de seus IACs ( Instruções da Aviação Civil). O IAC 2308-0690 dispõe sobre a operação de aeronaves em pátios de aeroportos, justamente o alvo de nossa análise. Nele encontramos diversas informações operacionais indispensáveis a segura utilização do pátio, podemos destacar entre os mais variados assuntos, os que envolvem por exemplo a movimentação das aeronaves no estacionamento, pátio e área de manobras. Encontramos também temas como a sinalização nessa área do aeródromo, as responsabilidades que competem aos operadores, reabastecimentos de aviões e helicópteros, também nele encontram-se informações sobre os procedimentos e embarque e desembarque, rampa, habilitação de pessoal, tráfego de veículos, entre outros.
...