This activity supervised practice
Seminário: This activity supervised practice. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: QueciaMF • 28/11/2013 • Seminário • 4.340 Palavras (18 Páginas) • 271 Visualizações
ABSTRACT
This activity supervised practice - ATPS aims to understand the importance of the social sciences to society, since this science studies human behavior, human relations, development in society, its origin, organization, social groups and culture as well as investigate the relationships between the subjects and your collective.
Chapter 1 cover understanding the definitions of culture, individual and society, as well as a reflection and questioning the concepts of sociology in everyday life.
Chapter 2 will cover the social, political, historical, and cultural and social sciences, as well as problematizes the issue of social structure and its control. To achieve this goal, there is a critical study of the film “The working class goes to heaven," director Elio Patri.
Chapter 3 will analyze everyday situations of social inequality, to correlate these factors with sociological foundations through critical reflection films and Bumbando Flores Island, as well as images of social inequality.
Chapter 4 will seek to highlight the group's reflection about everyday situations of exploitation of the environment, relating these factors with sociological foundations.
Finally, in chapter intended for final consideration, there are the impressions of group considerations, reflections and learning obtained throughout the stages of activities.
Keywords: Social Science, Individual, culture and sociology.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 08
1. DEFINIÇÕES DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE NA SOCIOLOGIA DO COTIDIANO 09
2. ASPECTOS SOCIAIS, TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE 11
3. DIVERGÊNCIAS SOCIAIS NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL 13
4. DESIGUALDADE SOCIAL E FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS 16
5. EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS 17
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS 19
INTRODUÇÃO
Sociologia é a ciência que estuda a natureza, causas e efeitos das relações que se estabelecem entre indivíduos organizados em sociedade. Seu objetivo são as transformações que passam as relações sociais, bem como: as estruturas, instituições e costumes que têm origem na mesma.
A sociologia como disciplina científica surgiu no século XIX, e a partir dela foram sendo criadas as outras áreas de estudo da ciência social, e por este motivo é conhecida como a “mãe” de todas as ciências sociais.
As profundas modificações econômicas, sociais e políticas ocorridas na sociedade europeia nos séculos XVIII e XIX, em decorrência da Revolução Industrial, permitiram o surgimento do capitalismo e libertaram pensamento dos medievais. Assim, as ciências naturais e humanas fizeram rápidos progressos.
A sociologia é uma divisão das ciências sociais, especificamente, é o estudo sistemático dos grupos e sociedades criados pelos seres humanos e de como, estes, por outro lado afetam a vida das pessoas.
Todas as ciências sociais se preocupam com o comportamento humano, mas embora elas compartilhem o mesmo tema básico, cada ciência sociais aborda um aspecto diferente do comportamento. Os sociólogos estão principalmente interessados nas áreas onde a estrutura social e a cultura se inter-relacionam.
Sociologia, em sua definição mais básica, pode ser entendida como o estudo científico do comportamento humano que é construído pela sociedade ou o estudo das interações humanas. A sociologia neste sentido é um campo de atividades mais acadêmico, científico e teórico do que o trabalho social que é mais prático.
Os sociólogos de modo geral examinam as forças sociais e observam as tendências e os padrões que podem ser generalizados. Para explicar os padrões sociais são utilizados conceitos como os de estrutura social e cultura, entre outros.
1. DEFINIÇÕES DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE NA SOCIOLOGIA DO COTIDIANO.
O conceito de cultura, tal como o de sociedade, é uma das noções mais amplamente usadas em Sociologia. A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam. Os valores são ideias abstratas, enquanto as normas são princípios definidos ou regras que se espera que o povo cumpra. A cultura pode ser distinguida conceptualmente da sociedade, mas há conexões muito estreitas entre estas noções. Uma sociedade é um sistema de inter-relações que ligam os indivíduos em conjunto. Nenhuma cultura pode existir sem uma sociedade. Mas, igualmente, nenhuma sociedade existe sem cultura. Sem cultura, não seríamos de modo algum humanos, no sentido em que normalmente usamos este termo.
A diferença entre as três aplicações do termo pode apreender-se melhor perguntando em relação ao indivíduo, ao grupo e à sociedade como um todo, em que medida o objetivo consciente de alcançar cultura tem algum significado. Podia evitar-se muita confusão se nos abstivéssemos de pôr diante do grupo o que pode ser objetivo apenas do indivíduo; e diante da sociedade como um todo o que pode ser objetivo apenas de um grupo.
CULTURA
É definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.
A cultura também domina a natureza, pois sobrepõe-se ao que há de biológico em nós. Cada necessidade biológica é expressa e saciada de forma diferente, consoante à cultura. Por exemplo, a necessidade de alimento é comum a todos os seres humanos, mas que é satisfeita de modo diferente (difere no tipo de comida, no modo como se toma a refeição, as horas...).
A cultura está presente em todos os aspectos da vida humana (sociais, organização do tempo e do espaço, biológicos); ou seja, a cultura está presente em tudo na nossa vida e nada está fora da cultura, pois existem normas,
...