Tipo Ideal - Marx Weber
Ensaios: Tipo Ideal - Marx Weber. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Augustotim • 24/6/2014 • 333 Palavras (2 Páginas) • 848 Visualizações
Tipo ideal para Max Weber é a constatação de um conceito sobre um fenômeno a partir de suas características gerais e mais salientes. Por exemplo: o capitalismo tem propriedades gerais. Quando você fala a respeito do capitalismo se refere a um tipo ideal, a um termo cujas principais caracterísitcas você domina. Só que pode acontecer que na prática o capitalismo apresente diferenças de região para região, só que você o aborda a partir de seus traços mais comuns. Por isso que quando se fala sobre capitalismo a maioria das pessoas imagina sobre ele as mesmas características, pois têm a representação do tipo ideal.
Outra forma de tentar entender o tipo ideal é como se o imaginasse como o consenso científico sobre um determinado tema. A idéia geral que os sociólogos tem sobre fato social, por exemplo.O tipo ideal refere-se a uma construção mental da realidade, onde o pesquisador seleciona um certo número de característica do objeto em estudo, a fim de, construir um topo tangível, ou seja, um TIPO. Esse tipo será muito útil para classificar os objetos de estudo. Por exemplo, quando pensamos em democracia temos em mente um conjunto de características em nossa mente dando origem a um todo idealizado (o Tipo Ideal). Ao observar um sistema político contrastamos com esse tipo que temos em mente para classificar esse sistema como democrático ou não.
O objetivo de Weber, ao utilizar o recurso "tipo ideal", não é de esgotar todas possibilidades das interpretações da realidade empírica, apenas criar um instrumento teórico analítico. Exemplo de tipo ideal é o "homem cordial", em Sérgio Buarque de Holanda.
Um constructo de tipo ideal cumpre duas funções básicas: i) fornece um caso limitativo com o qual os fenômenos concretos podem ser contrastados; um conceito inequívoco que facilita a classificação e a comparação; ii) assim, serve de esquema para generalizações de tipo (...) que, por sua vez, servem ao objetivo final da análise do tipo ideal: a explicação causal dos acontecimentos históricos (MONTEIRO & CARDOSO, 2002, p. 14).
...