Tipos De Comunicação E As Tres Forfas De Controlar
Trabalho Escolar: Tipos De Comunicação E As Tres Forfas De Controlar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dayannyss • 2/7/2014 • 292 Palavras (2 Páginas) • 1.255 Visualizações
Tipos de Comunicação e asTrês formas de Controlar
Influência pela Coerção:
Nas organizações chamadas totais, como as militares e eclesiásticas, as sanções poderão ser físicas ou confinamento forçado. Nas empresas, vão até a demissão, passando antes pela supressão de benefícios, transferências, perda de promoção etc.
Todavia, é óbvio que a demissão não fará o empregado executar o que foi solicitado, mas servirá de exemplo para outros obedecerem.
Influência pelo Comando:
Mesmo havendo discordância, será superada pela esperança de benefícios futuros em virtude de sua aceitação, ocorrendo um ajustamento, pois a responsabilidade é de quem mandou.
Pode ocorrer em grupos coesos, como bombeiros durante incêndios, defesa civil por ocasião de enchentes, médicos e enfermeiras durante cirurgias etc.
Influência pela Persuasão:
O influenciadoraltera o julgamento do seguidor, despertando nele a conveniência de executar aquilo que propõe. Havendo um grau de concordância, uma sugestão já basta para o seguidor agir.
Este tipo de influência ocorre em grupos formais ou informais compostos de pessoas maduras e engajados na execução de uma tarefa.
Influência pela Comunicação e Tipos de Coordenadores – Resumo
O exercício do poder é obtido pela coerção, concretizada por meio da comunicação impositiva, com ameaças de sanções: a autoridade é exercida pela comunicação informativa, sem pressionar o executor, e o controle é exercido pelas trocas, por meio da comunicação instrutora na forma de comandos.
Transferindo-se essas três formas de influenciar para o papel do coordenador (que, nas organizações, é necessário para a produção de bens e serviços), resultam também de três tipos, os quais chamamos de: condutor ao que domina pelo poder; chefe ao que controla pela remuneração; e líder ao que é legitimado pelos influenciados por facilitar que a meta coletiva seja atingida.
Bibliografia
BERNARDES, Cyro; MARCONDES, Reynaldo C. Sociologia Aplicada à Administração. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
...