Toytismo
Por: eKremer • 4/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 298 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
TOYOTISMO
- Regido pela demanda/ just in time / Kanban: produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária, tendo a constante reposição das peças/produtos.
- Estoque mínimo: produzir apenas o necessário
- Células de produção: trabalho cooperativo, diversificado e criativo.
- Produção variada: Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes.
- Trabalho em equipe: cada equipe é encarregada por todo um processo produtivo.
- Trabalhador polivalente / multifuncional: treinado e qualificador para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em diversas áreas do sistema produtivo da empresa.
- Horizontalização da fábrica / terceirização: referente às etapas de acessórios da produção e de serviços, para que haja concentração da atividade naquilo em que a empresa possui maior competividade no mercado.
- Flexibilização das máquinas e dos trabalhadores: visando produzir somente o necessário, evitando a acumulação. Sendo esta produção ajustada conforme a demanda do mercado.
- Diminuição da porosidade: devido a redução de custos, e de não haver grandes estoques, se tem a diminuição da jornada de trabalho.
- Sindicatos por fábrica / manipulado e cooptado: com a hegemonia das classes dos trabalhadores, dificulta a construção de uma identidade coletiva na perspectiva de promover ações sindicais.
- Mesmo com trabalhadores qualificados a estabilidade no emprego é relativa, pois há uma flexibilidade no mercado de trabalho relacionada com o custo dessa mão de obra. Na necessidade de um retreinamento, as empresas optam por contratar pessoas mais jovens, com salários menores.
- Controle de qualidade: se desenvolve por todos os trabalhadores em todos os pontos do processo produtivo.
- Enfatizam trabalhadores mais envolvidos com a lógica do capital, capaz de disponibilizar suas energias físicas e saberes na obtenção de resultados a custo prazo.
- Estimula a concorrência entre trabalhadores e empresas.
- Redução de operários nos processos de serviços e operações das empresas.
...