Trabalho
Dissertações: Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivianetaina • 3/3/2015 • 2.243 Palavras (9 Páginas) • 116 Visualizações
Palavras-chave: sustentabilidade , Meio Ambiente , impacto , futuro.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MEIO AMBIENTE 7
3. SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 10
3.1. Sustentabilidade Econômica 10
3.2. Sustentabilidade Ambiental 11
3.3. Sustentabilidade Social 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
LISTA DE TABELAS
TABELA 1 – A construção civil e seus impactos ambientais 08
TABELA 2 – Sustentabilidade Econômica 11
TABELA 3 – Sustentabilidade Ambiental 12
TABELA 4 – Sustentabilidade Social 12
LISTA DE GRÁFICOS
GRÁFICO 1 – Velocidade de vendas 07
1. INTRODUÇÃO
A construção civil é um dos fenômenos de maior representatividade no Brasil, e atualmente, tem vivido um período de grande expansão, pois a parcela emergente da classe média fez com que houvesse um aquecimento do mercado imobiliário nacional, todavia, o setor deve estar atento às demandas da sociedade na qual está inserido.
A empresa L&Construção, objeto de estudo no presente desafio profissional, está localizada no estado de Sergipe e conta com uma equipe de 230
colaboradores, atuando desde 1983 na construção de casas populares. O senhor Manoel, gerente de negócios da empresa, tem se preocupado cada dia mais com os impactos que a empresa vem causando ao meio ambiente, pois adota praticas extremamente poluente.
Esta preocupação se consolidou a partir da participação de Manoel em uma palestra, onde teve a oportunidade de conhecer o tema “Desenvolvimento Sustentável”, e se surpreendeu ao observar que a empresa poderia adotar uma série de práticas ambientais para contribuir com a sociedade, além do mais, valorizaria sua marca e assim, poderia obter maiores lucros e manter-se competitiva no mercado.
O atual desafio tem o objetivo de realizar um diagnóstico dos impactos causados pela construção civil no meio ambiente e apresentar aos proprietários da empresa L&Construção um programa de sustentabilidade, a fim de demonstrar que ao adotar as práticas aqui sugeridas, além de contribuir para a redução nos danos ao meio ambiente, também trará um ganho em termos de lucro, valorização da marca e respeito às pessoas, moldando-se aos tempos atuais de acordo com o desenvolvimento sustentável.
2. IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MEIO AMBIENTE
É certo que o setor da construção civil tem papel fundamental no desenvolvimento do país, todavia, é uma das atividades que mais consome recursos naturais, além de ser o maior gerador de resíduos. Segundo a resolução 307/2000 do CONAMA1 os resíduos da construção civil são:
[...] provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas,
metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forro, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfálticos, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica, etc., comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha.
Além do mais, a resolução supramencionada, subdivide os resíduos da construção civil em quatro classes, a saber: classe A – resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados; classe B – resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e gesso; classe C – resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam sua reciclagem ou recuperação; e por fim, a classe D – resíduos perigosos oriundos da construção civil, tais como tintas, solventes, óleos e outros, ou aqueles contaminados ou prejudicial à saúde, oriundos de demolição, reforma ou reparo de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros, bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde.
Os impactos da construção civil no meio ambiente são os mais variados possíveis vãos desde a extração de matéria-prima até o fim da vida útil dos materiais utilizados ou descartados. Apresentamos a seguir alguns números importantes: a construção civil é responsável por 12% (doze por cento) do total de consumo de água; a produção de cimento é responsável por 5% (cinco por cento) da emissão de gases de efeito estufa, além de 33% (trinta e três por cento) do uso de energia; e as atividades da construção civil geram 40% (quarenta por cento) de todos os resíduos gerados pela sociedade.
No Brasil, a construção civil tem um grande impacto econômico no país. Em 2010
houve um grande crescimento no mercado imobiliário, segundo estudos da Fundação Getúlio Vargas, a construção civil teve uma produção total de aproximadamente R$300 bilhões em 2010, o que equivale a 8,1% do PIB brasileiro, além de contribuir na geração de empregos. Todavia, a tendência é haver uma desaceleração no setor. Vejamos:
Gráfico 1 – Velocidade de Vendas
Fonte: CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção (dados até agosto/2014)
Embora a tendência indique que o número de vendas de imóveis vem caindo a partir de 2010, ocorre que ainda, muitos imóveis vem
...