Trabalho
Trabalho Universitário: Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kleberaguiar • 22/3/2015 • 252 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
Exercício:
1. Estabeleça a diferença entre autocomposição e autotutela.
2. Discorra sobre o que diferencia as disciplinas zetéticas das dogmáticas.
3. Discorra sobre o conceito de jusnaturalismo. Seria correto dizer que ele está superado?
4. Em que se diferencia o positivismo jurídico do pós-positivismo?
5. Qual a diferença entre interesse público e interesse privado?
6. Quais as características que marcam os ramos do direito público?
7. O direito processual civil é público ou privado? Justifique.
Repostas:
1. Na autotutela a solução dos conflitos é dada pela vontade do mais forte, que impõe sua vontade pela violência, e na autocomposição existe um acordo em que as partes adequam seus interesses.
2. A zetética tem um enfoque mais interrogativo, uma investigação minuciosa, desintegra e dissolve opiniões, pondo-as em dúvida, visa saber o que é uma coisa. Na dogmática o enforque releva o ato de opinar, preocupa-se em possibilitar uma decisão e orientar a ação.
3. Escola do Direito Natural, que defende a idéia de que as normas jurídicas procedem da vontade dos deuses, ou da natureza dos homens. Não, porque ainda há lugares onde o direito que prevalece é decorrente supostamente dos Deuses.
4. Ambos defendem que as normas jurídicas advêm da vontade dos homens organizados em sociedade. Sendo que no pós-positivismo ou neo - positivismo, o poder de legislar tem como limite o respeito à dignidade humana e aos direitos fundamentais que têm as pessoas.
5. Interesse público diz respeito a toda coletividade, e no privado apenas as duas partes envolvidas em particular, isoladamente.
6. Estado como um dos polos da relação jurídica, exercício do jus imperii, preponderância do interesse público e subordinação.
7. Público. Sua aplicação é imposta pelo estado.
...