TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  20/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ALIETE MEIRELES DE CARVALHO; RA: 396366

GILDA DANIELE CORDEIRO; RA: 400447

MARIA LÚCIA DOS SANTOS ARAUJO; RA:149775

LUCILDA DA C. ALMEIDA; RA: 395958

ROSALINA RIBEIRO PENHA; RA: 400261

VÍVIAN CAROLINE LEMOS DOS SANTOS; RA: 399077

Pesquisa em Serviço Social

São Luis

2014

As mentes inquietas destes profissionais buscam uma sociedade justa e de direitos. Essas mentes desde o nascimento obtêm um conjunto de fontes de conhecimento. As crenças sobre Deus, a autoridade dos pais e até mesmo os conceitos estudados na Filosofia, são aplicados desde o início da vida até o momento em que a curiosidade em algumas observações chama atenção.

O antagonismo da realidade, em que há ‘produção’ mas apenas os privados desfrutam, causa a indagação dos profissionais. Diante essa realidade não concreta, para intervir ou modificar algo, necessitasse de estudo, sim, um estudo quantitativo e qualitativo, que estuda realmente o caso em que a lei está em falta.

A assistente social busca elaborar sistemas para conhecer a natureza das coisas. A profissão permite a análise de forma ética, de dados até mesmo pessoais e além, utiliza a observação como um importante instrumento de obter o conhecimento.

A partir do processo de Reconceituação, o profissional teve mais autonomia para intervir na sociedade. A busca pela intervenção nasce ao se analisar a questão social apresentada de cada realidade. A essa questão social, os assistentes sociais chamam de instrumento de trabalho e em relação à própria profissão, observam que é de caráter sócio-político, crítico e interventivo.

Profissionalmente, o assistente social formula,executa e avalia serviços e mediante, previne, defende e amplia os direitos humanos e a justiça social. É necessário que haja uma investigação detalhada sobre ao grupo que está incluso à questão social e por isso, utiliza-se a pesquisa como método. Pretende-se então, chegar a uma intervenção investigativa

Investigar como ação, mostra a relação entre teoria e prática. E nos remete que diante a pesquisa, cada discurso é uma forma de compreensão de realidade de cada indivíduo autor e ator.

A pesquisa depende de diferentes setores e grupos e é como já vimos um procedimento teórico que leva o profissional a reinventar, construir e reconstruir. A pesquisa vincula pensamentos e permite uma auto-analise e revisão, além de um a compreensão coletiva e o repensar. Por meio da investigação, reconhecemos as diferenças e as relações e então, estabelecemos a essência do ser e do vir a ser.

O Serviço Social e os seus profissionais discutem problemáticas como a saúde, previdência e assistência. Porém, um ponto a ser abordado, é a problemática da educação e a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar.

Em pleno século XXI, as pessoas com deficiência são vistas como incapazes. A incapacidade social nada mais é que a redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social com a necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa com deficiência posa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem estar e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida.

A educação para pessoas consideradas é falha e por isso, pode-se subentender que a de pessoas especiais é mais carente que o normal. A própria falta de recursos e de ensino de qualidade são características semelhantes a cada cidadão.

A pessoa deficiente habilitada tem por direito concluir educação profissional básica, técnico, curso superior com certificação ou diplomação expedida por instituições públicas ou privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação.

“A investigação que visa diretamente à essência, ao deixar para trás tudo aquilo que é inessencial, como lastro supérfluo, lança dúvida quanto a sua própria legitimidade”.

Karel Kosik

O profissional ao investigar tem por direito buscar as bases do que apenas lhe é essencial no estudo de caso.

Temos nesse trabalho por objetivo geral, desvincular a imagem que todos têm pelo ensino educacional da rede pública. Por que tanta diferença em relação à educação pública e privada? Por que há disparidade?

Eis que teríamos por objetivos:

  • Entender que o país é capaz de ter uma educação de qualidade, pois há graduados e mestres com bons conhecimentos.
  • Demonstrar que há como o país ter mais escolas públicas com a qualidade de privadas (que investem mais buscando bons resultados)

Para Émile Durkheim, não deveria existir diferença entre as ciências sócias e naturais e ambos deveriam seguir a linha positivista. Sabe-se que o Positivismo de Augusto Comte supõe que os fatos humanos são semelhantes ao da natureza e que são explicados a partir das leis gerais. Esse embasamento teórico remete aos assistentes sociais a capacidade que há, de analisar e observar a realidade participando dos grupos analisados.

. “Tratar os fatos sociais como coisas.” Émile Durkheim

O método científico tem por objetivo chegar a uma veracidade dos fatos e para isso, necessita de um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos para que haja um resultado a partir da verificação.

Theobaldo Miranda afirma que :

 “A ciência nasceu da curiosidade material do homem, isto é, da sua necessidade de compreender e explicar as coisas.” Theobaldo Miranda

“Podemos dizer que a ciência nos permite: compreender e explicar as coisas; prever os fenômenos e agir sobre a natureza.”

Partindo dos conceitos de Theobaldo, podemos afirmar que a ciência (social ou natural) tem resultados a partir da indagação de casos ou coisas, e que esse resultado nada mais é do que fruto da intenção de compreender. Para o Serviço Social, essa análise é válida, pois permite entender que as coisas acontecem e se modificam necessitando de observação.

Para Alfred North Whitehead,

“Não pode haver ciência sem que não haja uma ampla convicção instintiva da existência de uma ordem das coisas.”

Assim, para Alfred é essencial que antes de colocar a análise em prática, o profissional deve ter a consciência de que ordens já existentes irão embasar sua pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com