TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Artigos Científicos: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: frank9293 • 11/9/2013 • 3.365 Palavras (14 Páginas) • 312 Visualizações
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO
ERIVELTON PEREIRA DE SOUZA RA: 411356
HUGO ERNANI VILELA ARAUJO RA: 435078
JOSE FRANCINALDO RIBEIRO DA SILVA RA: 415356
Técnicas de Negociação
Irecê
2013
Desafio de Aprendizagem
Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso de Administração Uniderp - Universidade Anhaguera, para a disciplina de Técnicas de Negociação.
Orientador: Prof. Marcos Alexandre
Irecê
2013
SUMÁRIO
1. Introdução...................................................................................................... 04
2. Conceito de Negociação..................................................................................05
3. Tecnicas de Negociação................................................................................. 06
4. Tipos de Negociação......................................................................................08
5. Estilo do Negociador......................................................................................10
6. Pauta para uma boa negociação.....................................................................11
7. Inovações no mundo comercial.......................................................................12
8. Considerações Finais......................................................................................13
9. Referências......................................................................................................14
Irecê
2013
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
O objetivo deste artigo é de apresentar técnicas de negociação importantes para o desenvolvimento comercial de uma empresa, demonstrando os tipos mais utilizados, incluindo os modelos mais inovadores, que favorecem com acilidades de acessibilidade e comodidade para ambas as partes, considerando a relevância de uma boa comunicação, que deve ser realizada de forma clara e objetiva, com postura adequada e ética para ganhar credibilidade e facilitar a eficiência da negociação, tendo como meta a ser seguida roteiro que favoreceram para a organização das idéias facilitando a fluência e a concisão das informações, evitando falar desnecessariamente. Considerando que a essência final de uma boa negociação esta em atingir a satisfação de ambas as partes envolvidas, buscou-se embasamento em teóricos que pode-se reforçar a linha de raciocínio pré – estabelecida para a elaboração do artigo.
INTRODUÇÃO
O artigo apresenta uma abordagem clara e sucinta sobre negociação, demonstrando o conceito do tema abordado, os tipos de negociações existentes, as formas corretas e agressivas do ato de negociar, considerando principalmente os pontos relevantes que envolvem esse processo, embasando em roteiro necessário para evitar erros que podem comprometer todo o êxito final da transação.
Verificando a relevância de uma comunicação eficaz e que atenda a quesitos básicos de dialogo, de forma que possa ganhar a confiança e credibilidade, explanar idéias de forma clara e sincera, mantendo uma postura adequada, utilizando de uma ética profissional coesa e ter a capacidade de considerar as necessidades do cliente, tendo predisposição para mudanças, utilizando inovações que facilite a comodidade e aceitação no mercado.
Apresentando o estilo do negociador que deve manter uma postura que demonstre habilidade técnica, habilidade interpessoal, conhecimento do negócio e disponibilidade de atender as necessidades durante todo o transcorrer da negociação.
Aborda-se a seguir todo o levantamento teórico encontrado sobre o assunto, procurando ser claro e sucinto, podendo destacar os seguintes nomes: Junqueira (1986), Santos (2009), Brum (1998) e outros, que muito contribuíram para a elaboração do artigo.
CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO
Dentro de um ramo comercial, diversos são os problemas e as dificuldades para se manter ativo no mercado. Uma das dificuldades, consiste em atender plenamente a satisfação dos clientes, para que as necessidades sejam atingidas, tanto dos clientes como da empresa, é necessário que haja uma boa negociação.
A negociação pode ser definida da seguinte forma:
Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. (JUNQUEIRA, 1986, p. 5)
O autor relata que negociar consiste na aceitação de idéias em busca de um bom resultado que possa agradar as duas partes envolvidas na negociação.
Embora algumas pessoas ainda acreditem que negociar significar ganhar e obter vantagem sobre o seu interlocutor, o que consiste de um resultado que não demonstra futuro, somente para questões imediatistas, onde não consegue ganhar a fidelidade e confiança do cliente, sem haver assim, uma boa divulgação dos serviços ou produtos oferecidos.
No
...