UM MOVIMENTO SOCIAL
Por: darksoulass • 2/3/2016 • Trabalho acadêmico • 293 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
VITOR EMANUEL MENEGAT
MOVIMENTO SOCIAL
Concórdia
2015
1 O QUE É UM MOVIMENTO SOCIAL?
Um movimento social pode ser definido como uma ação coletiva de um grupo organizado com um objetivo, geralmente, de alcançar mudanças sociais que permitam a igualdade do povo, ou então, reivindicar direitos dos quais alguma parte da população não tem acesso e até mesmo, há movimentos sociais que buscam firmar sua ideologia perante a sociedade.
Após a união das pessoas para formações de movimentos sociais, é comum ocorrer de movimentos diferentes, mas com algumas ideologias comuns, formarem “alianças”, passando a defender causas mais amplas e ganhando ainda mais força e influência sobre a população, tentando sempre solidarizar novas pessoas para que apoiem a causa. No caso do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), as pessoas que não tem moradia são convencidas pelo grupo de que ter uma casa é um direito, não um privilégio, e acabam aderindo à causa.
Os movimentos sociais são de extrema importância para a sociedade, principalmente em um sistema democrático, pois representam pelo menos alguma parte do povo na luta pelos seus interesses perante o governo. Há movimentos sociais que atingiram escalas globais através dos processos da globalização, ganhando forte influência no cenário internacional. Um desses casos é o Greenpeace, que é um movimento ambientalista.
Um movimento social, para surtir efeitos na sociedade, deve ter uma organização muito bem estruturada, o que demanda mobilização de recursos e pessoas que realmente doem sua vida à causa. Não se pode dizer que um movimento social consiste apenas em manifestações públicas, pois na verdade, é uma organização que trabalha, muitas vezes em uma luta constante e de longo prazo, para defender os interesses do grupo. Em outras palavras, pode-se dizer que os movimentos sociais são organizações que promovem ações de caráter permanente por uma determinada causa.
...