Um Mundo Ideal
Por: btostes • 14/10/2018 • Resenha • 410 Palavras (2 Páginas) • 186 Visualizações
Um mundo ideal
Crescer fora da sociedade. Não ser influenciado por todos os valores individualistas e consumistas tão presentes no século XXI. Como seria isso? Será que o mundo seria livre de todos as “maldades”? É possível observar essa ideia pelo filme “A vila”, que trata de uma sociedade criada no meio de um parque e seus indivíduos completamente isolados. Há vários aspectos que podem ser notados durante o filme, relacionados à sociedade e teorias sobre ela.
Primeiramente, é importante comentar sobre os “Those We Don’t Speak of”. Eles são uma forma de restringir os aldeões e propagam o medo na aldeia. Assim eles conseguem de certa forma manipula-los para que a situação não saia de controle. Pode-se fazer uma analogia dos “Those We Don’t Speak of” com o Estado, sendo o regulador da sociedade isolada da vila.
Outro aspecto a se observar é o significado do assassinato de Lucius Hunt. Partindo do princípio que o homem é naturalmente bom e a sociedade queo corrompe, era para uma sociedade isolada ser completamente diferente, livre de crimes e atitudes egoístas. Contudo, após Ivy se tornar a noiva de Lucius Hunt, Noah tenta cometer o homicídio de Lucius. Nesse momento, é possível perceber que Edward Walker, o líder do projeto, muda de atitude. Isso ocorre, pois, a culpa deixa de ser da sociedade. Por que mesmo longe de tudo, todas as diferenças étnicas, preconceitos e valores desprezíveis da sociedade, acontece um crime de tamanha importância?
Dessa forma, chega-se próximo às teorias de Maquiavel e Hobbes. Ambos partem do pressuposto que o homem é naturalmente ruim, sendo necessária a presença de um Estado forte e autoritário para garantir a ordem na sociedade. Dentro da vila não havia uma unidade forte que comandasse e liderasse impondo as normas, logo, segundo Maquiavel e Hobbes essa sociedade seria uma grande “bagunça”.
Mesmo o filme sendo totalmente hipotético, pode-se fazer diversas relações com o contexto do mundo atual. É um fato que se vive um período de inversão de valores e extrema violência, todavia não é justo culpar somente a sociedade. A verdadeira natureza do homem é um mistério que nunca será totalmente desvendado, mas como mostra “A vila”, ele não é totalmente bom.
...