Verificação de conhecimento de sociologia
Ensaio: Verificação de conhecimento de sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jullygs • 30/10/2013 • Ensaio • 875 Palavras (4 Páginas) • 328 Visualizações
Sobre as instituições sociais, assinale a alternativa incorreta:
Escolher uma resposta.
a. Uma instituição social atende às necessidades básicas da sociedade
b. A Família, a Escola e a Igreja são as instituições sociais responsáveis pela socialização
c. A rotina e a previsibilidade caracterizam as atividades no âmbito das instituições sociais
d. A aceitação social confere legalidade às instituições sociais
e. Instituições sociais geram padronizações de relações sociais
Question 2
Notas: 1
Classifique as alternativas como Verdadeiras ou Falsas e assinale a alternativa correspondente:
( ) A família pode ser definida como um grupo de pessoas diretamente unidas por conexões parentais, sejam decorrentes de sangue, casamento ou adoção.
( ) O casamento é a base definida da união entre duas pessoas e responsável direto pelas constituições familiares, que devem ser sacralizadas e legais para serem efetivas.
( ) Além da socialização primária de crianças, a família tem como papel a estabilização de personalidades, pois cabe a ela a assistência e apoio emocional de seus membros adultos.
( ) O casamento e família são instituições estabelecidas, mas que na atualidade passam por tensões e transformações.
Nas sociedades ocidentais, o casamento e a família estão associados à monogamia.
Escolher uma resposta.
a. F – V – F – F – F
b. V – V – V – F – V
c. V – F – F – V – V
d. V – F – V – V – V
e. V – F – V – F – V
Question 3
Notas: 1
POLÍCIA E EXÉRCITO DO IRÃ PRENDEM 300 MULHERES POR ROUPAS ‘INAPROPRIADAS’
Presidente proibiu uso de calças curtas ou saias justas e curtas. Objetivo é obrigar as iranianas a seguir ao pé da letra as ordens do regime.
(Do G1, com agências – 23/04/2007. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL25763-5602,00-POLICIA+E+EXERCITO+DO+IRA+PRENDEM+MULHERES+POR+ROUPAS+INAPROPRIADAS.html . Acesso em 30/05/2010)
A polícia e o exército iranianos prenderam cerca de 300 mulheres por roupas inapropriadas e deram um ultimato a cerca de 3.500 outras nos últimos dois dias em Teerã, capital do país.
A ordem da polícia é deter as iranianas que se vestem ao "estilo ocidental" ou que não usam o véu islâmico obrigatório no país. Enfim, está proibido o uso de calças curtas ou saias justas e curtas, assim como os lenços pequenos que deixam de fora parte do cabelo da mulher.
A medida tem como objetivo obrigar as iranianas a seguir ao pé da letra as ordens do regime xiita do presidente Mahmoud Ahmadinejad.
O denominado "plano para a luta contra o mau véu" foi aplicado no passado, mas só durante os meses de verão, nos quais o insuportável calor obrigava as mulheres a tirar de forma parcial o véu ou o "xador", vestimenta que cobre todo o corpo da mulher, da cabeça até os pés.
A partir deste ano, "será uma luta permanente", segundo a "Irna", agência oficial de notícias iraniana.
As mulheres presas só são soltas depois que um homem da família (pai ou irmão) vá até a delegacia e obrigue a mulher a usar as vestimentas tidas como certas pelo regime.
Sobre o fundamentalismo religioso é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. Não há ligações entre os fundamentos religiosos e as questões políticas
b. Todas as afirmativas são falsas.
c. O fundamentalismo está mais relacionado ao conteúdo das crenças do que ao modo como as crenças são defendidas e justificadas
d. Na era da globalização, que busca a compreensão mútua e o diálogo, o fundamentalismo religioso pode representar uma força destrutiva
e. O fundamentalismo islâmico está desaparecendo e os simbolismos e as vestimentas
...