Visão do autor sobre as paradas LGBT no Brasil e comparação com Portugal
Por: Vitor Gomes • 27/11/2018 • Artigo • 258 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
Visão do autor sobre as paradas LGBT no Brasil e comparação com Portugal.
Enquanto Portugal tem uma das menores paradas, o Brasil possui uma das maiores do mundo. Na opinião do autor isto provém do diferente sistema político. O sistema parlamentar português é de uma só câmara, onde existe disciplina entre os diferentes deputados dos vários partidos. Logo, a posição desse partido será estabelecida no ato eleitoral. Já no Brasil, existem duas câmaras partidárias o que origina indisciplina e problemas políticos.
Outro problema reside na religião. O Brasil é afetado por uma pressão evangélica, coisa que não acontece em Portugal, onde a religião já não tem papel na vida social.
Outro fator importante é a dimensão do Brasil, que se divide em estados com sociologias diferentes, o que permite que haja diferentes decisões em relação à questão LGBT, que é normalmente fragmentária, dado que não existe unicidade de uma lei.
O único fator que favorece o Brasil neste aspeto, é o facto de já ter dado um salto psicológico e ser mais dinâmico que Portugal. Ou seja, é uma sociedade mais ativa e que reivindica os seus direitos. Em Portugal são muito poucas as pessoas que participam nas paradas e é preciso a tal força social para que os acordos escritos sejam realizados.
Uma das coisas mais importantes que aconteceu em Portugal foi a revolução, que acabou com o conservadorismo de costumes, e todo o tipo de discriminação passou a ser censurada. Somos no fim de contas um país liberal ao contrário do que se pensa pelas pessoas exteriores ao país.
...