World of Warcraft
Tese: World of Warcraft. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: julialima_01 • 14/11/2014 • Tese • 1.397 Palavras (6 Páginas) • 321 Visualizações
Questões:
• Página 75
1) Qual a influência das ideias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?
R: O pensamento positivista tem como centro a ideia de que o homem é produto do seu meio social. Por outro lado, a teoria evolucionista de Darwin tem como um de seus alicerces a hipótese da seleção natural: as espécies que existem hoje são aquelas que melhor se adaptaram ao meio ambiente em que viviam. E as espécies foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos mais aptos através das eras. Assim, tanto em um caso quanto no outro, o meio é o protagonista principal.
2) Como a ideia evolucionista da biologia transposta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não europeias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?
R: As sociedades mais simples e de tecnologia menos avançada deveriam evoluir em direção a níveis de maior complexidade e progresso na escala da evolução social, até a tingir o topo, (a sociedade industrial europeia). Pensavam que existiam sociedades mais evoluídas que outras, que eles eram raças superiores, em razão disso escravizavam os outros especialmente os negros. As sociedades não europeias eram vistas pelos europeus como fósseis-vivos. Era preciso fazer com que essas civilizações evoluíssem para chegar ao patamar europeu. Aqueles que não se comportavam “civilizadamente como os europeus” eram considerados primitivos. Pensavam que existiam sociedades mais evoluídas que outras, que eles eram raças superiores, em razão disso escravizavam os outros especialmente os negros.
3) Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?
R: Os movimentos eram o dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estagio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples, transformando as sociedades. O estático era responsável pela preservação dos elementos responsáveis para garantir um bom funcionamento da sociedade capitalista, permanentes de toda organização social, estabelecendo condições a todos os indivíduos, garantindo o melhor funcionamento da sociedade. Os movimentos eram o dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estagio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples, transformando as sociedades. O estático era responsável pela preservação dos elementos responsáveis para garantir um bom funcionamento da sociedade capitalista, permanentes de toda organização social, estabelecendo condições a todos os indivíduos, garantindo o melhor funcionamento da sociedade.
• Página 89 e 90
2) Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?
São 3 as características básicas que distinguem os fatos sociais:
Coerção: a força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. Essa coerção social, é garantida por instrumentos de controle denominados “ “Sanções”- estas se apresentam de duas formas: sanções legais e sanções espontâneas.
Legais: apresentam sob forma de lei e seu descumprimento resulta em repreensão por parte da sociedade a qual punirá seu transgressor. Ex: multa, prisão, etc.
Espontâneas: caracterizam-se pela adoção de conduta inapta ou rejeitada pela estrutura social. O indivíduo é punido socialmente por meio de ações espontâneas rejeitando explicitamente o comportamento inadequado. Ex: vaia, humilhação, etc.
Exterioridade: os fatos existem e atuam sob o indivíduo independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo assim, exterior ao indivíduo. Mesmo antes do indivíduo nascer, a sociedade já determina leis, costumes, regras sociais que lhe é naturalmente imposta através de mecanismos de coerção. Ex: educação.
Generalidade: é social todo fato que é geral, que ocorre em algum setor significativo de uma sociedade ou em distintas sociedades, em um determinado momento histórico ou ao longo do tempo. Durkheim afirmava que um fato é geral quando se repete em toda a extensão da sociedade ou entre a maioria dos indivíduos que a compõem. Os fatos são comuns aos grupos, portanto coletivos e podem ser representados pelas formas de comunicação, linguagem, formas de habitação, sentimentos, valores éticos, estéticos e morais.
3 Quais eram os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?
Em primeiro lugar recomenda tratar o fato como “coisa”, submetendo-o a um exaustivo questionamento para verificar a sua validade como fato social; o cientista deve afastar-se da subjetividade e prenoções, enfocando com objetividade o fato, buscando o afastamento em relação a qualquer opinião existente.
4 Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?
É a passagem das sociedades de solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, ou seja, das formas tradicionais de vida para outras em que o costume, tradição e consciência coletiva são menos presentes e menos importantes.
9 O crime para Durkheim é um fato social normal ou patológico? Por quê?
É normal. Existe em todas as sociedades e varia em função de fatores que independem da vontade dos indivíduos dessas sociedades
• Página 103
1) Elabore um quadro que compare as definições de Weber e Durkheim em relação à função da sociologia, fato social, ação social, relação social, instrumentos de análise, neutralidade do cientista, indivíduo e sociedade.
Weber Durkheim
Função da sociologia Investigar o sentido da ação social e ressaltar os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico daquela sociedade. Explicar a sociedade; encontrar soluções para a vida social; comparar sociedades.
Fato Social Não trabalha com esta categoria. Fruto de coerção social e da relação mecânica ou orgânica, dependendo
...