Âmbito do Bacharel em Ciências Sociais
Artigo: Âmbito do Bacharel em Ciências Sociais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: estudo3333 • 15/8/2014 • Artigo • 288 Palavras (2 Páginas) • 300 Visualizações
O que faz o profissional
O bacharel em Ciências Sociais é, por definição, o Cientista Social, isto é, profissional que investiga a estrutura da vida social do homem, a interação social (ação e reação), o funcionamento e a evolução dos agrupamentos sociais. Podendo atuar como pesquisador, tanto no âmbito acadêmico ou fora dele, da mesma forma que pode fazer planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a empresas públicas, privadas, organizações não governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e atividades similares. Pode trabalhar também como Docente do Ensino Superior, estimulando a interface e a comunicação entre Graduação e Pós-Graduação, Ensino e Pesquisa.
Objeto de estudo
O curso de Graduação em Ciências Sociais da UFRB pretende formar um Cientista Social dupla e plenamente consciente da realidade sociológica, antropológica e política da Região do Recôncavo da Bahia como também dos inúmeros desafios levantados pela globalização em nível nacional e internacional. Um profissional capaz de refletir a partir de uma situação local determinada e específica, articulando a sua compreensão com os aportes do contexto global. Um ator social consciente também da realidade social e antropológica da população brasileira e do seu papel na construção de uma sociedade menos desigual e mais justa. Um profissional formado e informado, em conexão constante com as realidades múltiplas e complexas que caracterizam o mundo contemporâneo.
Campo de atuação
Ao se formar, o aluno do Curso de Graduação em Ciências Sociais da UFRB recebe o título de Bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia, Ciência Política ou Sociologia. O Bacharel pode exercer atividades de pesquisa, planejamento e assessoria técnica em agências privadas, governamentais ou do terceiro setor. Estas atividades podem ocorrer em cada uma das três áreas de especialização – Sociologia, Ciência Política e Antropologia – ou de forma interdisciplinar.
...